Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

11 perguntas que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola.

O que saber antes de matricular seu filho na escola? Provavelmente você já fez várias pesquisas, entrou nos sites e redes sociais de diferentes instituições, perguntou valores e demais outros detalhes.

Mas existem algumas perguntas que você deve fazer aos coordenadores e professores que são decisivas na hora de escolher a melhor escola para o seu filho.

O colégio tem um papel fundamental na vida das crianças, principalmente quando falamos da Educação Infantil, quando elas têm entre 01 e 05 anos de idade.

É nesse período que os pequenos alunos começam a desenvolver autoconfiança, criatividade e irão adquirir habilidades sociais para saber como interagir com outras crianças, além de adultos que não sejam seus pais.

William Corsaro, professor da Faculdade de Sociologia da Universidade de Indiana (EUA) e autor do livro “Sociologia da Infância”, apresenta o termo “culturas infantis” durante os primeiros anos de ensino das crianças.

Nesse período, o sociólogo percebeu uma lógica nas brincadeiras em que os pequenos alunos interagem de forma a entender o mundo adulto, dando início à compreensão das diferenças que envolvam o respeito ao próximo.

Viu só como não se trata apenas de escolher uma instituição de ensino e ponto final? Por isso, nós separamos 11 perguntas que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola. Confira agora!

Escolhendo a melhor escola: 11 perguntas para fazer antes de matricular seu filho

Agora que você já sabe a importância de escolher a melhor e primeira escola para o seu filho, chegou a hora de fazer as perguntas certas para decidir pela opção que mais se encaixa com suas preferências.

  1. Quais são as regras gerais da instituição?

Esta é uma das primeiras coisas que você tem que saber, afinal, as regras precisam ser claras desde o início para que não ocorram equívocos de ambas as partes. É preciso estar alinhado com horários, fardamento, material, datas comemorativas e muito mais.

  1. Como a escola garante a segurança dos alunos?

A segurança, para muitos, é um fator decisivo na escolha da instituição, pois os alunos passarão a maior parte do dia dentro dela.

Por isso, verifique quem são os responsáveis pela segurança das crianças, por exemplo, se certificar como é fiscalizado o controle de entrada e saída dos alunos.

Além disso, faça perguntas sobre a estrutura do espaço no geral e demais pontos que você deseja saber.

  1. Qual é a linha pedagógica utilizada?

Agora que você sabe as regras gerais e de toda a segurança necessária para os alunos, é o momento de entender o projeto pedagógico da instituição para saber se irá matricular seu filho na escola.

Essa pergunta é importante, pois a proposta pedagógica norteará qual a metodologia e atividades educativas serão realizadas ao longo do ano. É fundamental compreender como a mesma impactará o desenvolvimento do seu filho, refletindo se está em conformidade com os valores e a filosofia que a sua família prega.

  1. Como é feita a comunicação entre o colégio e a família?

Comunicação é fundamental, por isso, ela deve ser rápida e eficiente quando você tentar contactar a escola ou vice-versa. O colégio deve entrar em contato com os pais sempre que achar necessário.

Seja para informar sobre reuniões, convidar para eventos ou dar notícias do dia a dia das crianças. Infelizmente, notícias ruins precisam ser dadas e os pais precisam ficar sabendo com total transparência, como se alguma brincadeira entre amigos acabou com um pequeno machucado, por exemplo.

  1. Quais as habilidades e competências as crianças de cada faixa etária devem desenvolver?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), crianças da faixa etária de  0 a 5 anos irão se desenvolver através dos campos de experiência. Dessa forma, você precisará entender o que a instituição irá trabalhar em cada série e o que será desenvolvido em cada campo de experiência.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

  1. Como a escola adapta os novos alunos?

Se for o caso de precisar mudar de colégio, essa é uma pergunta muito importante. Mudanças podem gerar ansiedade e desconfiança nas crianças, por isso, verifique se há um processo de adaptação gradual.

Na educação infantil, essa etapa pode ser difícil, principalmente por ficar longe dos pais. Por isso, dê muita atenção a este tópico. O seu filho precisa se sentir acolhido pela escola, professores e colegas.

O espaço deve oferecer todo o suporte ao aluno e aos pais para existir uma sensação de pertencimento ao espaço.

  1. Qual o procedimento da escola em relação aos casos de faltas e atrasos?

Já que falamos em acolhimento, se certifique qual o procedimento da escola em relação às faltas, como as presenças são registradas e se a escola entra em contato após alguns dias de falta.

Além de ser atencioso, podemos perceber que o aluno faz parte do ambiente e todos sentem sua falta. Já em relação aos atrasos, verifique qual a tolerância máxima para o horário de entrada, por exemplo. 

.

  1. De que maneira o colégio respeita a individualidade de cada criança?

Cada criança possui a sua personalidade, umas são mais ativas e outras já são mais introvertidas. Como o ambiente estará repleto de diferentes alunos, o colégio precisa estar preparado.

Verifique se a escola respeita cada indivíduo e não o obriga a realizar determinadas tarefas, sendo possível substituí-las por atividades distintas, por exemplo. Claro, sem atrapalhar o desenvolvimento necessário para a criança em cada faixa etária.

  1. Se o colégio é religioso, como ele prega a pluralidade?

Antes mesmo de pensar em matricular seu filho na escola, é preciso estar ciente se ela é ou não uma instituição religiosa.

Em alguns casos, os pais acabam escolhendo um colégio não necessariamente pela religião, mas sim pela localidade, preço e recomendação de amigos.

Por isso, verifique como o ambiente prega a pluralidade em casos de diferentes religiões, afinal, nenhum aluno pode ser excluído por conta da sua crença.

  1. Existem atividades fora da sala de aula?

Atividades fora da sala de aula são importantes para o desenvolvimento das crianças, 

pois despertam a criatividade, otimizam as habilidades sociais e são importantes para a saúde, como nos casos de práticas esportivas.

Portanto, se você acha importante, pergunte se a instituição possui essas atividades, garanta que elas não oferecerão riscos ao seu filho e que sejam sempre orientadas por um profissional habilitado.

  1. Os alunos têm contato com uma língua estrangeira?

Uma pesquisa britânica descobriu o porquê das crianças da primeira infância terem facilidade de aprender dois idiomas ao mesmo tempo, o que muitos pais consideram fundamental para o futuro.

Entre dois e quatro anos de idade, a formação do cérebro é intensa. Neste período, um determinado tipo de experiência pode ser aprendida com mais facilidade, como o aprendizado de novas línguas.

Portanto, se você deseja que seu filho tenha contato com outra língua, informe-se com a escola e pergunte como é o processo de aprendizagem do segundo idioma.

O seu filho merece a melhor educação!

Pronto, agora você sabe as 11 perguntas fundamentais que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola. Pode parecer muitas, mas não são, afinal, boa parte da vida das crianças acontecem dentro do colégio e a escolha é muito importante.

Portanto, faça quantas perguntas achar necessário, conheça a instituição e os seus profissionais e só matricule o seu filho quanto tiver a certeza de que será o melhor ambiente para ele aprender e se desenvolver como pessoa.

Nós convidamos você a conhecer o Colégio Monsenhor Joviniano Barreto! Com mais de 60 anos de história, a nossa missão é mais que educar os melhores alunos, mas também formar grandes pessoas.

Acreditamos que os alunos precisam ir além do conteúdo aprendido dentro de sala de aula, por isso também trabalhamos com o desenvolvimento de novas habilidades, ajudando o seu filho a descobrir suas paixões e o que deseja ser no futuro.

Clique aqui e conheça um ensino atencioso e personalizado.

Deixe seu cometário

2 respostas para “11 perguntas que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola.”

  1. […] filho, nós separamos 11 perguntas que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola. Clique aqui e […]

  2. […] que você, pai e mãe, auxilie o seu filho nesse período e ressignifique a importância da escola na vida dele, que agora não vê motivos, mas que no futuro, estará […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] filho, nós separamos 11 perguntas que você deve fazer antes de matricular seu filho na escola. Clique aqui e […]

  • […] que você, pai e mãe, auxilie o seu filho nesse período e ressignifique a importância da escola na vida dele, que agora não vê motivos, mas que no futuro, estará […]