Socialização Primária: conheça os benefícios nas escolas
Você sabe o que é a socialização primária e qual a importância dela para o desenvolvimento das crianças? Trata-se de um método que irá ensinar normas, valores e formas de relacionamento para os alunos, inclusive em harmonia com os interesses da família.
Socialização primária
De acordo com os sociólogos Peter L. Berger e Thomas Luckmann, no livro “A Construção Social da Realidade: tratado na sociologia do conhecimento”, a criança passa a conhecer as noções de realidade, como o que é certo e errado, por exemplo, por meio das relações sociais. Nesse sentido, existem dois tipos de interação social: a socialização primária e a secundária.
A socialização primária diz respeito às primeiras interações que uma criança tem com outro ser humano e que, na maioria das vezes, acontecem com a própria família. É nesse momento que elas desenvolvem normas de afetividade e valores logo nos primeiros anos de vida.
Na socialização secundária, as crianças começam a interagir em equipe com outras crianças da mesma idade, aprendendo a respeitar o próximo. É o momento que mais se aproxima da sociedade real.
Com o passar dos anos, devido à rotina de trabalho acelerada, muitos pais veem as escolas como um ambiente de construção social integral, uma vez que os filhos passam a maior parte do tempo nas instituições. Ou seja, o papel da socialização primária, antes apenas atribuída à família, agora é dividido com professores, pedagogos, coordenadores e educadores nas instituições de ensino, principalmente na Educação Infantil.
É importante entender que a socialização primária, hoje em dia, não é uma obrigação exclusiva da família, pois os tempos mudaram e precisamos nos adaptar às novas formas de convívio social. Portanto, você não precisa se sentir culpado. Podemos e vamos trabalhar juntos para a melhor educação do seu filho.
Nós, do Colégio Monsenhor Joviniano Barreto, utilizamos as práticas sociointeracionistas para o desenvolvimento do nosso processo de ensino/aprendizagem, ou seja, prezamos pelo desenvolvimento das crianças por meio de trocas e das interações sociais.
Você pode conferir tudo sobre essa metodologia de ensino clicando aqui.
Mas afinal, você sabe quais são os benefícios da socialização primária para os seus filhos? Aqui você vai entender como eles desenvolvem boas relações sociais e reforçam valores éticos. Boa leitura!
Contextualizando a socialização primária no Brasil
Todo colégio possui a sua própria matriz curricular e metodologias de ensino. Inclusive, é obrigatório que a escola tenha caráter social, de acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
O primeiro artigo dessa Lei estabelece as diretrizes da educação em todo o Brasil, que diz: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Ou seja, a educação escolar deve-se vincular à socialização primária, de modo a obter as melhores experiências das práticas sociais, principalmente na educação infantil, quando o indivíduo tem as primeiras interações.
Além disso, para que o seu filho esteja preparado para as relações humanas e boas condutas sociais, é preciso que a escola esteja alinhada aos valores e costumes que a sua família defende. Isso é muito importante, inclusive, para que não atrapalhe o processo de aprendizagem do seu filho. Afinal, caso exista divergência entre os costumes da família e da instituição de ensino, pode ficar confuso para a criança.
Benefícios da socialização primária
A família deve estar atenta às práticas das relações sociais nas escolas, pois é nesse período que as crianças constroem parte da identidade e adquirem experiências dos princípios éticos de convivência em sociedade.
As escolas possuem regras estabelecidas e funcionam como uma prévia da realidade para quando as crianças forem adultas. Desde cedo, elas saberão o que é certo e o que é errado e aprenderão como melhor lidar com as escolhas.
Até o período do intervalo entre as aulas faz parte de uma boa construção social, pois, inclusive neste momento de descontração, os alunos escolhem de quem se aproximar, sobre o que vão conversar e onde vão brincar, por exemplo.
Toda a troca feita entre a instituição e o seu filho, ou dos próprios estudantes entre si, é muito importante para o aprendizado, para a soma dos conhecimentos e para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos e interpessoais.
Sabendo disso, agora é importante entender como uma escola deve utilizar a metodologia da socialização primária dentro da sua matriz curricular. Ela deve contemplar aspectos como:
- O desenvolvimento das relações afetivas;
- A habilidade das crianças de participarem em situações sociais, como trabalhos em equipe e brincadeiras coletivas;
- O aperfeiçoamento da competência comunicativa, reduzindo a timidez e aumentando a coragem;
- O desenvolvimento da própria identidade pessoal, respeitando as características de cada um;
- Organização das tarefas e observar o grau de participação das crianças nas diferentes formas de trabalho;
- Valorização das atividades dos alunos nos trabalhos em grupo;
- Utilização de recompensas e elogios como recursos de motivação para atividades futuras;
- Incentivar a cooperação e a colaboração com os colegas e com os professores.
Após entender um pouco mais sobre os benefícios da socialização primária e como elas devem ser adotadas na matriz curricular, acreditamos que deu para entender um pouco a sua importância no dia a dia das crianças. Mas não pode parar por aí, afinal as crianças pequenas costumam ser bastante emotivas e podem não saber reagir a certas formas de interação social.
Por isso, aqui no Monsenhor Joviniano Barreto, o seu filho tem acesso ao nosso Programa de Educação Socioemocional, uma ferramenta muito importante que complementa o ensino e prepara os alunos para todo tipo de interação social.
Programa de Educação Socioemocional
Sabe quando uma criança não consegue se aproximar de outras pessoas, inclusive de coleguinhas da mesma idade? Ou você já passou por essa situação ou, provavelmente, deve conhecer alguém que vivenciou.
Ela começa a chorar, fala que não quer e pede logo para ficar com a mamãe ou com o papai. Isso acontece porque, muitas vezes, essas crianças não foram estimuladas a desenvolver aspectos socioemocionais.
O primeiro contato das interações sociais de uma criança é com os pais. Então, é natural que ela se sinta mais à vontade perto da família, mas é preciso prepará-las para o convívio em sociedade.
Por isso, nosso Programa de Educação Socioemocional, prepara os nossos alunos desde o início da sua trajetória acadêmica, ou seja, na educação infantil.
Nosso Setor de Psicologia Escolar atua diretamente no acompanhamento dos nossos alunos, professores e famílias.
Veja como utilizamos o Programa de Educação Socioemocional em nossa escola:
Educação Infantil
Na Educação Infantil, a Psicologia Escolar atua com as crianças, professores e as famílias.
Focamos sempre no reforço positivo, enfatizando atitudes espontâneas das crianças através do nosso projeto “Elogio”, onde enviamos às famílias, em uma arte, algo de positivo realizado pela criança.
Realizamos, ainda, um trabalho voltado para os sentimentos, onde nosso setor de psicologia entra em sala de aula uma vez por mês a fim de trabalhar os sentimentos, conseguindo, assim, identificar e compreender suas próprias emoções contribuindo para que a criança se desenvolva de forma integral, facilitando o campo de relação com o outro e consigo mesmo.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Nessa etapa, a Psicologia Escolar atua de forma mais direta com os alunos. Uma vez por semana, temos o “Momento com a Psicologia”, no qual a criança desenvolve competências e habilidades socioemocionais para uma melhor convivência coletiva.
Realizamos atividades com foco nas relações com o outro, atitudes facilitadoras de empatia com colegas e professores, valorização das diferenças e reflexões sobre as atitudes no cotidiano.
Para que isso funcione da melhor forma para todos os envolvidos na socialização primária, tudo é alinhado com os professores e familiares, com o objetivo de observar e promover as qualidades de cada criança, respeitando sua maneira de conviver em sociedade.
Ensino Fundamental – Anos finais
Com todo o aprendizado da educação socioemocional no Ensino Fundamental I, agora a atuação do setor de Psicologia ocorre mensalmente, com foco na reflexão e construção coletiva.
É importante ressaltar que nada é feito sem o consentimento do aluno ou dos pais. Todo o trabalho acontece de forma transparente e acolhedora para que o estudante se sinta cada vez mais à vontade no espaço escolar e com as pessoas que fazem parte dele.
No Joviniano Barreto, cada aluno é único!
Como você percebeu, educar não se limita apenas ao ensino inscrito na matriz curricular, mas, também, a educação deve construir um acesso para o desenvolvimento social e emocional do aluno.
Agora você já sabe alguns benefícios da socialização primária para os seus filhos e entendeu um pouco sobre a importância das ferramentas da educação socioemocional para o melhor convívio em sociedade.
A convivência na escola não precisa ser um processo difícil para os estudantes. Com a metodologia certa, os melhores profissionais e o apoio necessário, as nossas crianças desenvolvem boas habilidades sociais que vão prepará-las para o futuro.
Para mais informações, entre em contato conosco. Clique aqui e garanta o melhor ensino para os seus filhos.
Aqui, no Colégio Monsenhor Joviniano Barreto, cada aluno é único. Por isso, atendemos as necessidades de cada criança de maneira personalizada, a fim de garantir uma solução ideal e confortável para ela.
[…] da fala é importante que as crianças tenham contato com ambientes de conversa, leitura, interação social, estímulos visuais e até de […]