Aprendizado no ensino fundamental anos iniciais: tudo que você precisa saber
O ensino fundamental é um período muito importante para a educação das crianças, afinal, elas receberão toda a base de aprendizado para ingressar no ensino médio com competência.
A Educação Básica brasileira é dividida por três grandes etapas na vida de um estudante, são elas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Ou seja, o ensino fundamental é o meio do caminho que interliga os primeiros aprendizados (educação infantil) até o final da trajetória escolar (ensino médio).
Porém, o ensino fundamental é dividido entre anos iniciais e anos finais, ambos somam 9 anos de estudos e é o maior ciclo dentre as três etapas.
Nesse período, os alunos aprendem a dominar diversas habilidades, como escrita, leitura, cálculos, habilidades sociais, etc. Falaremos sobre isso mais à frente neste post.
Diante disso, se existe o ensino fundamental anos iniciais e finais, você sabe diferenciá-los? Além disso, o que as crianças aprendem nos primeiros anos desse período?
Falaremos tudo que você precisa saber neste post. Tenha uma boa leitura!
Afinal, o que é o ensino fundamental anos iniciais?
Logo após a saída da educação infantil, o ensino fundamental anos iniciais é o período constituído do 1º ao 5º ano escolar, com alunos de 6 a 10 anos de idade.
Inclusive, é nessa fase que o aluno conclui o processo de alfabetização, adquirindo habilidades de leitura, escrita e comunicação de suas ideias e pensamentos.
Por outro lado, os anos finais são a segunda etapa do ensino fundamental, que se estende até os 14 anos.
Portanto, a diferença de um para o outro, além da idade, está na profundidade do conteúdo e da preparação para o ensino médio.
Qual a importância do ensino fundamental anos iniciais?
Pode parecer muito cedo, mas nos primeiros anos do ensino fundamental, as crianças já começam a formar a sua carreira profissional, mesmo sem fazer ideia disso.
Nessa fase da vida, a criança é direcionada a desenvolver os seus aspectos intelectuais e sociais.
Ou seja, além do conhecimento sistemático, que é aprendido no colégio, o objetivo é fazer com que o estudante construa uma compreensão de si, do outro e de toda a sociedade em que ele vive.
É nesse momento, também, que o aluno começa a ganhar mais autonomia, pois devido à alfabetização, já consegue compreender muitas coisas sozinho.
Com o letramento, o estudante também aprimora a sua fala, passa a ser mais comunicativo e molda a sua identidade com o passar do tempo.
Portanto, o ensino fundamental anos iniciais, além de todo o contexto escolar, prepara o aluno para ser um cidadão ético e um profissional competente no futuro.
Do 1º ao 5º ano escolar: saiba o que acontece em cada ano
Deu para entender a importância dos anos iniciais, certo? Então, chegou a hora de você saber o que acontece em cada série do ensino fundamental.
1º ano
Aos 6 anos de idade, o aluno passa por um processo de conhecimento e interpretação das letras e seus sons, além dos números.
Neste ano, a criança compreende a escrita, desenvolve a comunicação e é capaz de realizar cálculos orais e escritos (adição e subtração).
Também aprende a localizar as partes do corpo humano, nomeá-las e explicar as suas funções.
Além disso, dá início à compreensão do ambiente social e sabe as responsabilidades relacionadas à escola, família e comunidade.
2º ano
Nesta fase, o objetivo é aprimorar o processo de alfabetização e os cálculos matemáticos.
O estudante já consegue ler, escrever e interpretar textos por conta própria, bem como reconhecer a numeração decimal e comparar grandezas.
É capaz de reconhecer as diferenças entre seres vivos e não-vivos, algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali habitam.
Conhece diversas manifestações da cultura corporal, como danças, esportes e jogos, estimulando a criatividade.
Já aos 7 anos, a criança conhece e respeita o estilo de vida dos mais diversos grupos sociais.
3º ano
Aos 8 anos de idade, o aluno chega ao 3º ano e encerra o chamado ciclo de alfabetização. Assim como nos anos anteriores, o foco também é aprofundar a leitura, a escrita e a matemática.
Entretanto, neste ano a criança faz a interpretação de texto em diferentes situações e em diversas configurações.
Avança na matemática, dando início aos cálculos de divisão e multiplicação, além de estimar grandezas.
Com a educação digital em alta, compreende o papel da tecnologia e da sua importância para o desenvolvimento da sociedade.
Por meio de jogos, exercícios físicos e brincadeiras, o estudante passa a conhecer mais sobre o próprio corpo.
4º ano
A penúltima etapa do ensino fundamental anos iniciais é designada para crianças de 9 anos.
Nesse momento, o aluno consolida a sua escrita no tocante ao vocabulário e à estrutura textual, bem como sua coerência de acordo com o que foi solicitado.
Na matemática, acontece a sistematização das quatro operações (adição, subtração, divisão e multiplicação) e realiza cálculos de números com até 5 dígitos.
Ainda nas ciências exatas, a criança lê gráficos e tabelas, organiza dados em ordem cronológica e é introduzido às frações.
O estudante também aprende a origem dos alimentos e sabe diferenciar a produção de alimentos naturais dos industrializados.
Identifica as atividades econômicas (setores primário, secundário e terciário) e diferencia o trabalho escravo do trabalho livre.
5º ano
Por fim, no último período do ensino fundamental anos iniciais, o aluno é preparado para os anos finais, ampliando e aprofundando conceitos aprendidos ao longo de todo o ciclo.
Neste ano, o estudante dá início às noções de concordância verbal e nominal, além de reconhecer os sentidos de diferentes orações da língua portuguesa.
Aprofunda o conhecimento do corpo humano, estudando os seus sistemas, que são: digestivo, respiratório, excretor e reprodutor.
Na geografia, passa a reconhecer lugares, cidades, estados e suas capitais por meio de mapas.
Já na matemática, o aluno aprende a realizar cálculos simples de porcentagem.
Esta reta final é muito importante, pois além de fechar o ciclo, no ensino fundamental anos finais, o estudante será introduzido a mais disciplinas e professores específicos para cada uma delas.
Mudanças trazidas pela BNCC em 2017
No Brasil, existe um documento de caráter normativo que dita as aprendizagens essenciais para a Educação Brasileira, chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desde 2019, a BNCC entrou em vigor passando por diversas etapas, como a reelaboração dos currículos, a revisão de materiais didáticos e a formação de professores, até a sua total implementação em 2020.
O documento define 10 competências gerais para o melhor aprendizado do aluno, lecionamento otimizado de professores e boa gestão escolar. Confira:
- Conhecimento
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Repertório cultural
- Comunicação
- Argumentação
- Cultura digital
- Autogestão
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Autonomia e responsabilidade
Por meio dessas competências, o aluno deixa de ser apenas um observador dentro de sala de aula e passa a ser protagonista do processo de aprendizagem junto à escola e seus profissionais, trocando diferentes experiências.
É preciso inserir essas competências nas mais diversas disciplinas para que o aluno tenha um aprendizado completo.
Dessa forma, o objetivo do BNCC extrapola os limites das salas de aula para trazer uma aprendizagem mais significativa que vai além de apenas a transmissão de conteúdo, contribuindo para formação de cidadãos.
BNCC no ensino fundamental
No ensino fundamental anos iniciais, o documento considera a alfabetização como a etapa primária. Portanto, com as mudanças apresentadas pela BNCC, as crianças são alfabetizadas mais cedo.
O ciclo de alfabetização, que antes tinha um ciclo de três anos, agora passa para dois, considerando o foco da aprendizagem das crianças no 1º e no 2º ano.
A Base Nacional Comum Curricular dá preferência às propriedades fonológicas entre os principais aspectos nessa etapa de aprendizagem.
Dessa maneira, o método fônico de alfabetização tem um destaque especial na nova BNCC.
Essa metodologia foca, inicialmente, nas letras mais simples (vogais) para só depois introduzir as mais complexas (consoantes).
Com os fonemas das vogais e das consoantes em dia, a escola e os professores ensinam os alunos a utilizar essas letras para formar sílabas e palavras.
Portanto, a BNCC não apenas reestrutura conteúdos como português e matemática, mas também estimula o aprendizado de competências que devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos escolares.
O que um bom colégio deve ter para uma conclusão eficiente do ensino fundamental?
Agora que você sabe tudo sobre o ensino fundamental anos iniciais e todas as suas etapas, é muito importante entender o que uma escola deve oferecer aos alunos nesse período.
É importante ficar atento à matriz curricular do colégio, o que o seu filho pode e deve aprender em cada série, além da instituição estar de acordo com as regras da Base Nacional Comum Curricular.
Afinal, como falamos aqui, trata-se de uma das fases mais importantes na vida escolar das crianças. E você quer o melhor para o seu filho, certo?
Diante disso, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias e o conhecimento no tempo certo para uma transição confortável dos anos iniciais para os anos finais.
Acertar nessa passagem é fundamental para que as crianças não sofram com os anos seguintes, prejudicando a qualidade das notas e dificultando os laços sociais ao longo de toda a jornada estudantil.
Por isso, aqui no Colégio Monsenhor Joviniano Barreto, uma equipe pedagógica especializada moldou o nosso ensino, visando o melhor aprendizado e a melhor experiência para os nossos alunos.
Da educação infantil ao ensino médio, oferecemos diversas ferramentas para a geração digital, a fim de desenvolver competências importantes para a formação acadêmica e social.
Clique aqui e conheça mais sobre o Joviniano Barreto.
Deixe um comentário