Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

12 Profissões do futuro para pensar em escolher ainda no Ensino Médio

Já está pensando no futuro e quer saber mais sobre profissões para escolher? A gente separou as profissões do futuro para você ficar de olho! Confira e analise as opções.

Como saber quais são as profissões do futuro?

A verdade é que existe muita especulação sobre as profissões que estarão em evidência no futuro, e quando pensamos nisso, sempre nos deparamos com a área da tecnologia.

A tecnologia realmente faz parte da maioria das previsões e a pandemia acelerou as tendências nesse sentido, com o trabalho remoto e as compras on-line. Segundo a GeekHunter, plataforma de recrutamento de desenvolvedores e outros profissionais de TI, o número de vagas para a área cresceu 310% em 2020.

Além de pensar sobre o que está em alta agora, é preciso analisar sobre as tendências e demandas que estão crescendo para o futuro da humanidade. Nós separamos aqui algumas projeções de tecnologia que a Cognizant, empresa de tecnologia e inovação fez, mas também nas mudanças perceptíveis da sociedade, confira.

Por que você precisa pensar quais são as profissões do futuro?

Se você está no ensino fundamental anos finais, no ensino médio ou mesmo no mercado de trabalho, precisa pensar adiante. Muitas pessoas pensam apenas no agora e escolhem profissões que se tornam obsoletas com o passar do tempo. Afinal, muitas profissões podem deixar de existir, como aconteceu, por exemplo, com leiteiros, mensageiros ou telefonistas. 

Hoje, com as informações e as tendências que temos disponíveis, conseguimos ter uma boa noção de como o mercado de trabalho vai estar nos próximos anos. No entanto, também conseguimos ter uma noção de quais profissões deixarão de existir, pois novas soluções já estão sendo elaboradas.

Tentar saber quais profissões vão estar disponíveis em 5, 10, 15 ou 20 anos é muito importante para a escolha da carreira, por isso, nós vamos trazer aqui.

Profissões do futuro na área da tecnologia

A Cognizant observou fatores sociais, políticos, macroeconômicos e tendências no estudo “Jobs Of The Future”, que traz profissões que existirão e terão destaque nos próximos dez anos. Separamos as principais e trazemos aqui para você conferir.

Além disso, listamos algumas profissões tomando como base o acesso à informação, tecnologia, mudanças climáticas e a globalização.

Detetive de Dados

Um detetive de dados é o profissional que atua coletando, tratando e analisando dados para encontrar a melhor solução para usá-los na empresa.

Com a atuação desse profissional, as organizações podem prevenir fraudes, roubos e até identificar situações ilegais que podem prejudicar os clientes. Ainda não existe uma formação específica para um detetive de dados, porém, fica na área de TI.

Analista de Machine Learning

Embora as máquinas, algoritmos, inteligência artificial ou robôs façam muitas atividades sozinhos, é necessário introduzir informações para eles realizarem o trabalho.

E isso é o que o analista de machine learning faz, criando cálculos capazes de simular a maneira que o cérebro humano age e toma decisões. 

Para ter uma ideia de como isso funciona, pense nas vezes que a Netflix indicou um filme ou como o Spotify cria listas com as músicas que você talvez possa curtir. Diversos profissionais precisam ensinar as “máquinas” a calcular quais seriam as melhores escolhas para nós.

Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial

As inteligências artificiais fazem parte do nosso dia a dia, por exemplo, com a assistente no celular ou através de aparelhos como Echo Dot ou Google Assistente. No entanto, ainda existem milhares de possibilidades de desenvolvimento de inteligências artificiais.

O gerente de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial é o profissional responsável por desenvolver, analisar, criar aplicações e implementar programas que aceleram as vendas de IA.

Apenas por curiosidade, veja o que o Google já desenvolvia em 2018 com IA:

Construtor de Jornada de Realidade Aumentada

A realidade aumentada está cada vez mais acessível e encontra mais oportunidades. Um construtor de jornada de realidade aumentada é o profissional que atua criando, escrevendo, ajustando e personalizando histórias e viagens para RA.

Outras profissões de tecnologia listadas no Jobs of the future são:

  • Técnico de Saúde Assistida (I.A.);
  • Facilitador de TI;
  • Analista de Cidades Cibernéticas;
  • Diretor de Portfólio Genômico;
  • Curador de memórias pessoais;
  • Creators;
  • Gerente de Equipe “Homem-Máquina”;
  • Oficial de ética de sourcing;
  • Alfaiate Digital;
  • Chief Trust Officer;
  • Coach de bem-estar financeiro;
  • Administrador de Diversidade Genética;
  • Controlador de rodovias;
  • Conselheiro de compromisso de saúde;
  • Guia de loja virtual;
  • Mestre de edge computing;
  • Walker/talker; 

Muitas dessas profissões você pode considerar inimaginável ou não fazer ideia do que são. Isso acontece porque muitas delas ainda nem existem. No entanto, como você viu, a tecnologia terá muitas vertentes no futuro e vai haver muitas vagas disponíveis.

Profissões fora da tecnologia 

Embora a tecnologia seja a responsável pelo surgimento de muitas profissões, também há outros ramos que continuarão cheios de importância no futuro. Muitos deles, inclusive, precisam da tecnologia para soluções e desenvolvimento, de maneira geral.

Essas profissões que trazemos agora são algumas das que acreditamos que serão necessárias para a evolução da humanidade.

Gestor de sustentabilidade

Num futuro não muito distante, as empresas precisarão desse profissional para planejar e gerir soluções relacionadas ao meio ambiente e a comunidade.

Cada vez mais as empresas precisam demonstrar bons valores para conquistar o público e pensar além dos lucros, portanto, contratar esse profissional será uma boa maneira de fazer isso.

Gestor de qualidade de vida

O gestor de qualidade de vida é um profissional de recursos humanos e vem com a nova ideia de responsabilidade das empresas para o bem-estar de seus colaboradores. 

O papel desse profissional é compreender as motivações da equipe, planejar cursos e treinamentos, trazer os colaboradores para mais perto e demais assuntos que tragam pertencimento e felicidade aos funcionários.

Hacker de segurança

As invasões a sites de empresas estão cada vez mais comuns. 2022 mal começou, por exemplo, e as lojas virtuais da Americanas e do Submarino perderam bilhões porque o site ficou fora do ar por alguns dias. Em 2021, a Renner também passou por um caso parecido quando sofreu um ataque cibernético.

Além da preocupação com as perdas de vendas com ataques cibernéticos em grandes e-commerces, essas empresas ainda precisam ter mais cuidado ainda por causa dos dados dos usuários que podem ser roubados.

O hacker de segurança é o profissional que trabalha analisando, testando e melhorando a segurança de plataformas e sites, de empresas e do governo, contra possíveis ataques cibernéticos.

Engenheiro do agronegócio

O agronegócio é fundamental para a existência humana, por outro lado, impacta muito o meio ambiente, por exemplo, com a contaminação do solo, geração de resíduos ou consumo excessivo de água.

Assim, essa profissão surge com uma nova vertente: melhorar o agronegócio para as novas demandas da humanidade.

Afinal, nossos recursos são esgotáveis e precisam de soluções inteligentes para que possamos continuar consumindo e tendo o que consumir, porém, de formas que afetem menos o meio ambiente.

Esse profissional trabalha minimizando perdas de recursos, melhorando as etapas de produção, armazenamento e transporte. 

Advogado especializado em tecnologia

Com os avanços tecnológicos e a Lei Geral de Proteção de Dados, que é relativamente nova e ainda está em adaptação, a forma como as organizações lidam com os dados dos clientes ficou mais delicada.

Além das informações de clientes, parceiros e funcionários, os advogados também terão um papel importante para a segurança de dados, registro de tecnologias e direito autoral na internet. Crimes cibernéticos é algo relativamente novo, por isso, devem demandar mais no futuro desses profissionais. 

Terapeuta de saúde mental

A preocupação com a saúde mental já é uma realidade. No entanto, com a humanidade cada vez mais ansiosa, depressiva e conectada, a tendência é que esse profissional seja cada vez mais valorizado. 

Assim, também será uma das profissões mais necessárias no futuro, afinal, qualquer outra profissão precisará cuidar dessa parte da saúde.

Gerontologista

A expectativa de vida tem aumentado e as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a saúde. Segundo a OMS, de 2000 até 2015, a expectativa de vida aumentou em 5 anos. Então, é provável que a tecnologia, avanço da ciência e a consciência sobre alimentação e saúde devem aumentar a demanda.

Desta forma, como a população mais velha terá mais tempo e mais preocupação com a saúde, o gerontologista será muito importante.

Esse profissional deve estar atento a todas as necessidades dessa parcela da sociedade, de maneira geral e específica. Desta forma, o gerontólogo deve cuidar da saúde física, social e emocional, envolvendo políticas públicas, cultura e economia de pessoas da terceira idade. 

Gestor de resíduos

Um dos maiores problemas ambientais da humanidade é a quantidade de lixo que produzimos e o descarte inadequado. Por conta disso, contaminamos o solo, a água e o ar. O gestor de resíduos é o profissional que encontra as melhores maneiras de utilizar os materiais que iriam para o lixo, como também formas de descartar corretamente e criar ações que diminuam o impacto no meio ambiente.

Ainda não colonizamos Marte ou outro planeta, assim como não sabemos se essa opção será viável para toda a população mundial, por isso, precisamos cuidar do nosso planeta. Encontrar soluções que impactem menos o meio ambiente é de extrema importância para o futuro da humanidade.

Essas são as profissões do futuro que trazemos hoje. Se interessou por alguma? Deixa aí nos comentários o que você está pensando em fazer. 

Deixe seu cometário

4 respostas para “12 Profissões do futuro para pensar em escolher ainda no Ensino Médio”

  1. […] E nada de pensar que seu filho não pode se dar bem em alguma matéria, pois mesmo que não seja a favorita, é possível aprender. Gostou das nossas dicas para estimular a matemática? Aproveite para ver quais são as profissões do futuro clicando aqui. […]

  2. […] Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ver nosso texto sobre profissões do futuro clicando aqui.  […]

  3. […] começar a buscar informações sobre os cursos na faculdade e as rotinas de trabalho das profissões que tem interesse, afinal, será preciso tomar uma […]

  4. […] de ensino em que o aluno pode cursar tanto o ensino médio quanto uma formação técnica profissional. O médio técnico deve ser feito na mesma instituição de ensino, simultaneamente ao segundo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] E nada de pensar que seu filho não pode se dar bem em alguma matéria, pois mesmo que não seja a favorita, é possível aprender. Gostou das nossas dicas para estimular a matemática? Aproveite para ver quais são as profissões do futuro clicando aqui. […]

  • […] Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ver nosso texto sobre profissões do futuro clicando aqui.  […]

  • […] começar a buscar informações sobre os cursos na faculdade e as rotinas de trabalho das profissões que tem interesse, afinal, será preciso tomar uma […]

  • […] de ensino em que o aluno pode cursar tanto o ensino médio quanto uma formação técnica profissional. O médio técnico deve ser feito na mesma instituição de ensino, simultaneamente ao segundo […]