Contação de história na educação infantil: qual a importância disso?
A contação de história na educação infantil é uma importante prática pedagógica para o desenvolvimento das crianças. Veja aqui o porquê disso, quando começar a contar histórias para crianças, qual o papel da escola e dos pais, além de dicas sobre quais livros escolher para cada idade.
Por que a contação de história na educação infantil é tão importante?
Com a contação de histórias na educação infantil é possível fazer as crianças refletirem sobre situações desconhecidas, entenderem melhor o mundo a sua volta e estimularem a imaginação para ir mais longe.
Além disso, também, funciona para adentrar em outros contextos culturais, ter uma percepção de valores morais, receber os mais diversos conhecimentos, desenvolver o senso crítico e o poder de observar.
Existem diversos benefícios em contar história para crianças, logo abaixo vamos falar melhor sobre os principais. Confira!
Estimula a leitura
O gosto pela leitura é um hobby que deixa qualquer pai ou mãe orgulhoso. Não apenas pelo motivo de termos sempre a percepção de que pessoas que gostam de ler são mais cultas, mas sim, porque a leitura pode ajudar a criança em diversos aspectos.
Esses momentos de diversão ao ouvir histórias fazem com que o ato pareça mais interessante, além de desenvolver boas memórias. Assim, a criança tomará gosto pela atividade e poderá colher todos os frutos desse hábito, como desenvolvimento da linguagem, estímulo da memória e capacidade de atenção.
Clique aqui e confira nosso post sobre a importância da leitura na infância para entender melhor.
Contato com outras culturas e realidades
Ouvir histórias proporciona viajar pela imaginação e se colocar no lugar do personagem.
Assim, as crianças podem ter uma visão maior do mundo, descobrindo que existem outros países, culturas, realidades e situações nas quais ela não está inclusa.
Além disso, as crianças também acessam várias maneiras de ouvir e contar a mesma história, mas também, participam ativamente da construção narrativa.
Desenvolvimento da observação e senso crítico
Quem nunca ouviu uma história e antes de terminar, tentou adivinhar como ela terminaria? Ou, então, quais seriam as possíveis saídas para o personagem fugir de um problema?
Ao ouvir as histórias, as crianças observam os detalhes, criam as situações em suas cabeças e se questionam sobre as situações e resoluções. Assim, por meio de outras experiências, neste caso, dos personagens, podem desenvolver o senso crítico através da observação.
Além disso, histórias são ótimas para desenvolver a concentração e o foco dos pequenos, como também a curiosidade intelectual.
Expressar suas emoções e sentimentos
Se já contou histórias para crianças, já deve ter visto suas carinhas com várias expressões durante a atividade, como alegria, medo, apreensão ou felicidade. Nesse momento, as crianças também podem compartilhar suas próprias histórias, criar e até dar opinião sobre as situações.
Além disso, a criança também pode passar a entender os contextos de vida e praticar a inclusão.
Desenvolvimento da fala
Para o desenvolvimento da fala é importante que as crianças tenham contato com ambientes de conversa, leitura, interação social, estímulos visuais e até de música.
Ler para crianças ajuda a aprender a identificar as letras, palavras e sons, formando a consciência fonológica e ampliando o vocabulário.
A leitura é uma alternativa de entretenimento muito saudável e estimulante para as crianças, além de poder substituir os momentos de atividades menos interessantes para os pequenos, como ficar de frente a TV ou celular.
Quando a contação de histórias na educação infantil deve começar?
As histórias e os livros podem fazer parte dos primeiros momentos da vida de uma criança. No caso de ainda serem bebês, é possível ter o contato com os livros através daqueles que proporcionam experiências sensoriais, como livros com música ou de plástico para a hora do banho.
E assim, enquanto os pais e professores tiverem a oportunidade de incentivar a leitura, os livros devem ser apresentados.
Qual o papel da escola na contação de histórias na educação infantil?
Normalmente, a contação de histórias já está nas atividades pedagógicas da escola e você como pai ou mãe deve escolher uma instituição que estimule a leitura.
Aqui no Joviniano Barreto, consideramos o hábito da leitura transformador e por isso incentivamos desde cedo.
Nós temos o projeto Girolê, no qual as crianças da educação infantil escolhem livros para sua idade, leem no final de semana e devolvem na próxima segunda-feira, mas antes passam por um momento de interação com os colegas para compartilhar sobre a leitura.
Além disso, incentivamos a leitura em todas as turmas e etapas de ensino.
E o papel dos pais?
Assim como a escola deve ser uma extensão da família, o papel dos pais é fundamental para enraizar bons hábitos. Portanto, pode ser importante ter uma rotina de contação de histórias em casa também.
Isso pode ser feito a noite antes de dormir, ajudando inclusive no sono, mas também, em momentos de diversão, afinal, será um tempo de qualidade numa atividade muito saudável.
Dicas de livros infantis para cada idade
0 a 3 anos
Aposte em livros com muito contraste, pois ajuda a reter a atenção das crianças, principalmente nos primeiros meses, quando a visão ainda não é tão desenvolvida. Também é importante que tenham estímulos sensoriais, como texturas diferentes, sons e que sejam de materiais que possam colocar na boca.
3 a 6 anos
Nessa fase as crianças estão ampliando gradativamente a aquisição da linguagem que aprendem nos primeiros anos de vida. Por volta dos quatro e cinco anos começam a ter contato com a escrita e identificar letras e palavras.
Com essa idade as crianças conseguem acompanhar a leitura de fato e começam uma nova relação com a leitura. Assim, é possível implementar livros com temas mais complexos, que promovem autoconhecimento, reflexão e histórias sobre moral e valores.
6 a 9 anos
Nessa fase o autoconhecimento é a chave, pois as crianças iniciam a identificação de preferências e gostos. Assim, é possível incluir literaturas mais convencionais e com histórias do cotidiano. Nessa etapa as crianças, também, começam a se interessar pela origem das coisas e questionarem de tudo um pouco.
Pré-adolescência
Nas idades de 9 e 10 anos, os pré-adolescentes já podem ler sobre assuntos e interpretações mais complexas, nuances e reflexões mais profundas. Também é importante inserir personagens e contrastes sociais, como as HQs (história em quadrinhos).
Para escolher esses livros é muito importante que os pais conheçam as histórias e indiquem aos filhos. De toda forma, é essencial implementar a leitura no cotidiano da família.
Além disso, não esqueça de optar por uma escola que incentive a contação de histórias e a leitura. Conheça mais a fundo o Joviniano Barreto clicando aqui e veja como nossa escola pode ser perfeita para sua criança.
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