Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Ensino médio técnico: por que você deve fazer

Muitos jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho após se formar na escola. No entanto, o ensino médio técnico pode mudar essa realidade.

Isso acontece porque os alunos já saem aptos para desenvolverem atividades práticas e teóricas de uma profissão, assim como possuem mais chances de conseguir um emprego.  

O que é o ensino médio técnico?

O ensino médio técnico, conhecido também como técnico integrado, é como é chamada a modalidade de ensino em que o aluno pode cursar tanto o ensino médio quanto uma formação técnica profissional. O médio técnico deve ser feito na mesma instituição de ensino, simultaneamente ao segundo grau.

Assim, o aluno cursa as matérias do ensino médio normalmente, mas também, cursa disciplinas do curso técnico que escolheu fazer.

Embora sejam cursados simultaneamente, normalmente o ensino técnico integrado é feito a partir do segundo ano do ensino médio. De toda forma, ao finalizar o ensino médio, o aluno também terá uma formação técnica e poderá ingressar no mercado de trabalho, se assim quiser.

Conheça outras modalidades de ensino técnico

Além da modalidade integrada ou médio técnico, existem outras duas formas de fazer um curso técnico. Entenda:

Técnico concomitante

Na forma de ingresso técnico concomitante, o estudante também cursa o ensino médio ao mesmo tempo que o ensino técnico, no entanto, isso é feito em instituições diferentes. Dessa forma, também não precisa ter terminado o ensino médio, diferente da próxima modalidade.

Técnico subsequente ou externo

Enquanto as outras duas modalidades são feitas enquanto o aluno ainda cursa o ensino médio, nesta precisa ter concluído o terceiro ano antes de matricular-se em um técnico subsequente ou externo.

Como se matricular em um curso médio técnico?

Para inscrever-se em um curso técnico integrado é muito simples, porém, as regras podem diferir entre as instituições. 

Normalmente, os alunos podem escolher desde o primeiro ano, mas também, podem optar antes de começar o segundo ano do ensino médio. Além disso, algumas instituições exigem que o aluno esteja cursando o segundo ano para inscrever-se.

Basta pesquisar qual instituição possui o curso técnico que pretende fazer e realizar a inscrição. Em algumas organizações pode ser necessário realizar pagamento da inscrição e passar por um processo seletivo criterioso.

Conheça a modalidade de ensino médio técnico aqui no Joviniano clicando aqui.

E a grade curricular no ensino médio técnico, como funciona?

O componente curricular do curso poderá diferenciar bastante de uma instituição para outra, pois não existe uma regra específica para isso.

Por essa razão, é importante consultar as opções nas instituições de ensino que conhece e avaliar quais disciplinas serão aplicadas. Além disso, existem muitas opções de cursos a serem oferecidos.

Quais cursos técnicos podem ser feitos na modalidade técnica integrada?

Diversos cursos podem ser feitos no ensino médio técnico, por exemplo:

  • Logística;
  • Administração;
  • Enfermagem;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Técnico em Manutenção de Aeronaves;
  • Técnico em Portos;
  • Técnico em Cozinha, dentre outros.

Basta pesquisar as opções e a profissão para ajudar a escolher. 

Por que você deve escolher um ensino médio técnico?

Fazer um ensino médio técnico pode ser muito vantajoso para quem ainda está no ensino médio. Veja algumas razões para cursar o integrado:

Poderá entrar no mercado de trabalho mais cedo

Em um processo tradicional, o aluno se forma no ensino médio e depois cursa uma graduação na faculdade ou um curso técnico e só após alguns meses pode conseguir um estágio ou um emprego com a formação.

Cursando o técnico durante o ensino médio, o aluno pode conseguir um estágio durante os estudos, mas também, conseguir um emprego integral após a formação. Dessa forma, poderá ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Salário melhor

Existem várias oportunidades para aqueles que terminam o ensino médio e vão em busca de emprego. No entanto, com uma maior qualificação, tanto é mais provável ser empregado mais rapidamente quanto a possibilidade de garantir salários melhores do que quando não se tem uma profissão.

Aprende na prática, além da teoria

Os cursos técnicos são ótimas opções para o mercado de trabalho porque, normalmente, tratam-se de profissões que exigem qualificação. Além disso, a empregabilidade é alta e os alunos saem seguros sobre os papéis que desempenharão em seu trabalho.

Pode testar a vocação

Os cursos técnicos também surgem como uma ótima opção para conhecer melhor uma profissão e isso é muito válido, principalmente no integrado. Afinal, o aluno pode tomar a decisão sobre qual curso superior quer fazer, após estudar e entender mais sobre as disciplinas que cercam uma profissão.

Por exemplo, se pensa em medicina ou enfermagem, o curso técnico em enfermagem pode ser uma forma de experienciar a área da saúde. Dessa forma, fica mais fácil tomar essa importante decisão de vida.

Ter uma profissão sem ter os estudos prejudicados

Com o curso técnico integrado ou concomitante, os alunos irão aprender uma profissão prática, mas não vão ter nenhum prejuízo quanto aos estudos, afinal, as disciplinas são mescladas. Assim, não precisa se preocupar quanto a ter problemas na escola enquanto aprende uma ocupação. 

Qual curso técnico escolher?

Existem muitas variáveis para escolher um curso técnico ideal, no entanto, para lhe ajudar, vamos dar algumas dicas:

  • Exercite o autoconhecimento, pense em quais profissões podem ter mais a ver com o que você gosta, quais matérias da escola possui mais afinidade e até onde poderia se sair melhor;
  • Analise bem o que cada curso aprende e os diferenciais entre eles, pois alguns cursos podem ser parecidos, mas acabam possuindo muitas diferenças, afinal, são práticos;
  • Verifique também quais as profissões em alta, pois também é preciso analisar o mercado e as oportunidades de emprego;
  • Saiba quais são as possibilidades de atuação de cada profissão, onde e com o que podem trabalhar;
  • Se você já sabe qual graduação na faculdade irá fazer, escolha uma área aproximada para confirmar se é isso que realmente quer;
  • Converse com profissionais da área para entender sobre as rotinas de trabalho;

Essas são as nossas dicas para escolher um curso técnico.

Aqui você viu o que é, porque vale muito a pena fazer um curso técnico e ainda dicas de como escolher. Aqui no Joviniano nós temos todas as modalidades de curso técnico! Se você está pesquisando, clique aqui para saber mais sobre eles

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *