Como unir tecnologia e educação para melhorar o processo de aprendizagem
As crianças da atual geração não são iguais a nenhuma outra de anos passados, isso porque nenhuma outra comunidade teve a infância rodeada pelas tecnologias como é agora.
A popularização da internet e dos celulares propiciou que o desenvolvimento dos pequenos fosse muito rodeado de tecnologias. Então, vídeos, jogos e redes sociais são muito comuns no dia a dia deles (desde novinhos).
É inegável que a tecnologia faz parte da rotina da maioria das crianças e adolescentes, eles são considerados nativos digitais. Não é à toa que muitas vezes temos a impressão que nasceram com o conhecimento de tudo do mundo digital.
A união da tecnologia com a educação é uma maneira de inserir aquilo que eles gostam e sabem fazer no processo de aprendizagem deles, possibilitando uma alternativa de aprimorar a experiência escolar de cada um.
Afinal, por que unir tecnologia e educação no processo de aprendizagem?
Para começar, sabemos que os alunos têm uma grande facilidade e familiaridade com os recursos tecnológicos, facilitando muito esse processo de inserção nas salas de aula.
Além disso, o processo de aprendizagem pode se tornar para eles algo cativante, gerando um grande estímulo de participação dos alunos nas atividades propostas pelos professores.
Unir tecnologia e educação pode transformar, de maneira criativa e dinâmica, o conteúdo na mente de quem está aprendendo. Uma aula de história sobre a Revolução Industrial, por exemplo, pode contar com realidade virtual ou aumentada que os insira dentro de fábricas sem precisar sair de sala.
Ou seja, o que antes dependia apenas do dinamismo e descrição dos professores, agora recebeu um “upgrade”. Mas esse avanço não quer dizer que os professores ou a sala de aula são substituíveis, pois eles ainda são indispensáveis para guiar todo esse processo.
De maneira geral, unir tecnologia e educação permite aulas mais criativas, cativantes e produtivas com um potencial de inovar e facilitar o processo de aprendizagem. Isso é muito positivo na atenção e no aprendizado dos alunos!
Quais os benefícios da tecnologia no processo de aprendizagem?
A ideia principal é aprimorar o aprendizado das crianças e adolescentes. Existem inúmeros benefícios do uso de ferramentas tecnológicas que possibilitam isso.
Isso porque existem muitos sistemas, aplicativos, sites e softwares, todos pensados para o ensino. Quando bem utilizados, podem trazer muitos benefícios para o aluno!
De maneira prática, quais são esses benefícios?
Desperta o interesse dos alunos
Crianças e adolescentes são movidos ao novo. Aulas interativas e dinâmicas podem despertar (e muito) o interesse deles nas matérias, desde a gramática à matemática.
Mesmo os conteúdos mais “pesados” podem cativar a curiosidade deles, quando apresentados de maneira diferente.
Atrai a participação nas atividades
As atividades podem se tornar mais cativantes, de modo que todos tenham vontade de participar na realização delas. Desenhos podem ser feitos pelos tablets, montagem de respostas pelo celular, resoluções dinâmicas com cores e movimentos.
Os exercícios sendo propostos pelo celular são bons para todos os participantes do processo de aprendizagem do aluno: ele mesmo, os pais e a escola.
Para o aluno, é bem mais interessante do que páginas em preto e branco, pois podem ter dinamismo e ser coloridos, bem mais interessantes de resolver. Para escola e pais, há uma economia muito grande de dinheiro, pois folhas impressas são bem mais caras de manter, além das apostilas.
Personaliza a jornada de aprendizado
Cada aluno tem seu ritmo de aprendizado e a maneira que mais gosta de aprender, lendo, escrevendo, ouvindo, tudo simultaneamente. Existem muitas formas de estudar, e ao implementar a tecnologia é possível respeitar o tempo e a personalidade de cada aluno.
Estimula a autonomia
Usando o gancho dos outros benefícios, a autonomia nada mais é do que os anteriores sendo trabalhados. Alunos com interesses despertados podem participar muito mais das atividades, agora com autonomia de aprofundar o que mais aguçou a criatividade.
Com os próprios materiais, as crianças e jovens podem buscar mais sobre os conteúdos, maneiras de solucionar diferentes e outras fontes de informações para complementar o que já sabem.
Agora que você já sabe os benefícios, vamos ver como unir esses recursos. Veja até o final!
Saiba como unir tecnologia e educação na prática
Vale lembrar que esse processo não precisa ser feito de imediato, pois a implantação pode ser feita de maneira progressiva. Mas como fazer isso?
É necessário buscar soluções e boas ferramentas, conhecer e explorar mais sobre esse mundo. Não se preocupe, te daremos dicas dessas ferramentas logo mais.
Além disso, é necessário também saber como disponibilizar isso para os estudantes. Um exemplo de ação possível é a implementação de Wi-Fi em casa/escola, que permitirá que o aluno acesse rapidamente as informações que agreguem no processo de aprendizagem.
Nesse sentido, aqui estão algumas práticas que podem ser feitas para estimular a união de tecnologia e educação:
- Implementar o uso de tablets e notebooks em algumas aulas
- Aplicativo de comunicação aluno/escola/pais para manter os processos bem alinhados
- Sala de aula equipada com ferramentas para diversificar as aulas
- Plataforma com vídeos complementares, aulas gravadas, PDFs
- Uso de jogos com quiz para fixar os conteúdos
Além disso, é necessário abrir o diálogo com os alunos para que eles entendam que essas ferramentas são para agregar e incentivar a aprendizagem.
Quais são tecnologias que podem ser utilizadas nesse processo?
Biblioteca Virtual
Os e-books (ou livros digitais) são materiais que podem ser acessados em qualquer lugar e até mesmo nos celulares dos alunos.
Agora, além dos espaços e livros físicos, as escolas podem ter bibliotecas virtuais, com acervos vastos, modernos e atualizados. Essa ferramenta pode abrir espaço para a popularização dos livros indicados pelos professores e incentivar a leitura de outros materiais.
As bibliotecas podem ter livros de fantasia, romance, desenvolvimento pessoal e também as apostilas dos alunos, permitindo que os alunos façam leituras e atividades pelo próprio smartphone.
Recursos Multimídia
Já pensou em fazer uma imersão do aluno no conteúdo em diferentes canais? Isso é possível com os recursos multimídias.
A implementação dessa ferramenta tem o objetivo de envolver os alunos na aula e levar a mente deles para o momento. Bons exemplos são “viagens virtuais” no caso de aulas de história ou demonstrar de forma prática as teorias da física.
O objetivo é melhorar a fixação do conteúdo na mente do aluno, auxiliando na compreensão do conteúdo.
Alguns exemplos de recursos de multimídia:
- Podcast
- Mapas
- Vídeos
- Tour virtual
- Exposição virtual
- Google Earth
Jogos digitais
Esse recurso é altamente atrativo para crianças e adolescentes. Com certeza, é algo já amplamente utilizado por todos, mas agora para além da diversão: o aprendizado.
Os jogos podem estimular várias habilidades cognitivas e testar seus conhecimentos de maneira mais divertida.
Além disso, eles também podem ser realizados em grupo, auxiliando a interação na sala de aula. Esse recurso pode ser feito para diversas matérias e para diferentes competências, pois há um amplo número de jogos disponíveis.
Viu só como essa união entre a educação e a tecnologia pode ser muito vantajosa no processo de aprendizagem? É importante atualizar as maneiras de ensino para acompanhar a nova geração que está surgindo. A tecnologia também tem muitas vantagens, uma delas é promover mais qualidade nas práticas pedagógicas.
Quer conhecer mais sobre a tecnologia no processo de aprendizagem?
Clique aqui para acessar o texto sobre educação digital no ensino fundamental.
[…] Desenvolvimento de Sistemas tem o objetivo de formar profissionais que estão ligados à área da tecnologia e formação de softwares resolutivos para as urgências que surgem na […]