Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Educação positiva: saiba o que é e todos os benefícios 

A educação positiva é um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos. Trata-se de uma abordagem que busca promover o desenvolvimento saudável e positivo das crianças, levando em consideração suas necessidades emocionais e psicológicas. 

Essa abordagem é baseada em princípios que visam criar um ambiente de aprendizado saudável e encorajador para as crianças. Ao invés de se concentrar apenas em disciplina e correção de comportamentos indesejados, a educação positiva busca fortalecer os laços emocionais e promover uma relação de confiança entre pais e filhos. 

Quer saber mais sobre? Continue lendo! 

O que é educação positiva? 

A educação positiva é um modelo educacional que se baseia em princípios como respeito, empatia, compreensão e afeto. 

Ao invés de punições e recompensas externas, os pais buscam entender as necessidades emocionais das crianças e ajudá-las a desenvolver habilidades sociais, emocionais e comportamentais saudáveis.

Há alguns anos, a prática do castigo, bater ou gritar com os filhos era aceito como algo normal por boa parte da sociedade. Com o passar dos anos, hoje em dia essas práticas não são bem vistas e a educação positiva visa uma nova maneira de lidar com os filhos. 

Os princípios da educação positiva

1. Foco nas necessidades da criança

Colocar as necessidades emocionais e psicológicas da criança em primeiro lugar. Sendo assim, é necessário reconhecer que cada criança é única e tem suas próprias necessidades e características individuais.

2. Relação de respeito e confiança

https://giphy.com/gifs/disney-dance-beauty-and-the-beast-J23udCpawHr7W

A educação positiva busca estabelecer uma relação de respeito mútuo entre pais e filhos. A confiança é construída por meio de uma comunicação aberta, afetiva e não punitiva.

É necessário que os pais vejam seus filhos como um ser pensante e, por essa razão, devem respeitar as opiniões e o jeito de ser da criança. 

3. Ensino por meio do exemplo

https://giphy.com/gifs/nbcthisisus–xUPGcKmSaPPXP37Gak

Os pais desempenham um papel fundamental na educação positiva, sendo modelos de comportamento para seus filhos. Sendo eles responsáveis por transmitir valores e habilidades por meio de suas próprias ações e atitudes.

Você, pai, mãe ou responsável, é o herói e a pessoa que seu filho mais confia no mundo, por isso, eles tendem a repetir tudo o que vocês falam ou fazem. 

4. Estímulo à autonomia e responsabilidade

A educação positiva busca estimular a autonomia das crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas. Ao invés de impor autoridade, os pais atuam como guias e facilitadores nesse processo.

A importância do vínculo afetivo

Um dos pilares da educação positiva é o estabelecimento de um vínculo afetivo forte entre pais e filhos. Um relacionamento baseado no afeto, carinho e respeito mútuo proporciona um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento da criança.

Por isso, cultive o amor e admiração do seu filho através do diálogo e da convivência diária. 

Estratégias da educação positiva

1. Estabelecimento de limites claros

Os limites são importantes para o desenvolvimento saudável da criança. No entanto, na educação positiva, os limites são estabelecidos de forma respeitosa, levando em consideração as necessidades e capacidades individuais de cada criança.

Uma educação saudável não quer dizer que você vai deixar as crianças fazerem tudo o que querem. Porém, é necessário lidar com as birras, que são comuns na infância, de maneira mais assertiva. 

2. Comunicação aberta e assertiva

Uma comunicação aberta e assertiva é fundamental na educação positiva. Os pais devem estar dispostos a ouvirem seus filhos, deixar que eles expressem suas próprias emoções de forma adequada e buscar, juntos, soluções para os problemas.

3. Estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A educação positiva valoriza o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Isso inclui a capacidade de se relacionar com os outros, expressar emoções de forma saudável, resolver conflitos de forma construtiva e desenvolver empatia e compaixão.

Os benefícios da educação positiva

A educação positiva traz uma série de benefícios para as crianças. Alguns dos principais benefícios incluem:

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A educação positiva ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de empatia, resolução de problemas, comunicação e cooperação, tornando-as mais preparadas para lidar com a vida.

Fortalecimento do vínculo afetivo

https://giphy.com/gifs/tlc-network-tlc-90-day-fiance-the-other-way-RH7Im7iT4QrBKOgBiU

A ênfase na relação de respeito e confiança entre pais e filhos fortalece o vínculo afetivo, criando um ambiente seguro e acolhedor para a criança se desenvolver.

Promoção da autoestima e confiança

https://giphy.com/gifs/father-and-son-eyv9bK1Bd1v4A

Através de uma abordagem positiva e encorajadora, a educação positiva ajuda a construir a autoestima, o autoconhecimento e a confiança das crianças, promovendo uma visão positiva de si mesmas e de suas capacidades.

Melhoria do comportamento

Ao invés de se concentrar apenas na punição de comportamentos indesejados, a educação positiva ensina habilidades sociais e emocionais que auxiliam as crianças a lidarem de forma positiva com situações desafiadoras que aparecem. 

Gostou do conteúdo? Leia também: 11 dicas para lidar com birra de criança 

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *