Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Como entrar na faculdade? Conheça 4 maneiras diferentes

Chegou no ensino médio e agora precisa saber como entrar na faculdade? Nós separamos quatro maneiras diferentes, explicando como funciona cada uma delas e as principais regras. Confira.

Como entrar na faculdade: 4 maneiras diferentes

1. Enem

O Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, mas você já deve saber disso. No entanto, também, é preciso entender como funciona na prática.

A nota do Enem pode ser usada em diversas situações, por exemplo:

  • Não precisar fazer o vestibular em algumas faculdades particulares
  • Para entrar em universidades públicas por meio do Sisu e
  • Para ter bolsa de descontos em faculdades particulares por meio do Prouni

Entenda cada um deles.

1.      Entrar sem vestibular em faculdades particulares

Algumas faculdades particulares dispensam o vestibular próprio e usam a nota do Enem como processo seletivo. Isso se chama ingresso direto e o aluno apenas precisa apresentar uma nota mínima solicitada pela instituição de ensino e não ter zerado na redação.

Além disso, normalmente também aceitam notas de edições anteriores do Enem, ou seja, desde as provas de 2010.

Essas condições podem mudar de instituição para instituição, por isso vale a pena consultar na que você possui interesse.

2.      Entrar em universidades públicas por meio do Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é uma plataforma digital do Governo Federal, criada em 2010, para selecionar candidatos da última prova do Enem para universidades e instituições de ensino públicas. 

As inscrições acontecem duas vezes ao ano e utilizam sempre a nota da última edição.

Nota de corte do Enem

Ao inscrever-se no Sisu, você pode escolher dois cursos diferentes e verificar qual a nota de corte de ambos. A nota de corte se refere a nota mínima para que o candidato tenha chance de ser selecionado para o curso.

Essa nota considera a quantidade de vagas oferecidas para o curso e a quantidade de inscritos concorrendo por elas. A nota de corte pode mudar conforme os candidatos se inscrevem e os interessados podem acompanhar antes de inscrever-se.

As inscrições do Sisu abrem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Os candidatos podem participar das duas, porém, precisam fazer a inscrição nas duas vezes, ou seja, para cada prova do Enem podem realizar-se duas inscrições no Sisu por ano.

3.      Entrar em faculdades particulares com bolsa de desconto

O Prouni, Programa Universidade para Todos, também é um programa do Governo Federal, criado em 2004, que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% para estudantes de baixa renda em instituições privadas.

Assim como o Sisu, as inscrições do Prouni acontecem duas vezes por ano. Essas são as regras para inscrição no Prouni:

  • Nota da última edição do Enem, no entanto, para 2022 as notas do Enem 2020 e 2021 serão aceitas;
  • A nota da prova não pode ser menor que 450 e a redação não pode ser zerada;
  • Para bolsas de 100%, a renda bruta familiar não pode ultrapassar um salário mínimo e meio para cada pessoa;
  • Para bolsas de 50%, alunos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa podem participar;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral;
  • Ter cursado ensino médio parte em escola pública e parte em escola particular com bolsa integral;
  • Possuir alguma deficiência;
  • Integrar quadro permanente como professor da rede pública, sem precisar preencher o requisito de renda;
Como funciona a inscrição no Prouni?

O processo é informatizado e o sistema verifica as notas automaticamente. Os candidatos precisam acessar o site e entrar com login e senha da inscrição do Enem.

Ao entrar no portal, o aluno escolhe as opções de instituições e cursos do seu interesse, assim como o tipo de bolsa. 

O sistema verifica os candidatos para o mesmo curso, na mesma instituição, no período e modalidade. Os estudantes com as maiores notas são selecionados para as vagas disponíveis e, caso ocorra empate, o sistema seleciona o candidato com maior nota na redação.

02. FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) são programas de incentivo do Governo Federal para auxiliar  estudantes que precisam de ajuda financeira para cursar a faculdade.

Funciona assim: o governo paga uma parte ou integralmente a mensalidade do curso. Entretanto, durante os estudos, o aluno paga uma taxa a cada três meses referente aos juros, essa taxa, porém, não pode ultrapassar R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Decorrido 18 meses após a formação, o aluno inicia o pagamento do financiamento do curso. 

Esse financiamento pode ser pago em até 12 anos e a parcela não pode ultrapassar 10%(dez por cento) da renda mensal.

Como funciona a inscrição no FIES?

Assim como no Sisu e no Prouni, para inscrever-se no FIES, o candidato precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Diferente dos outros dois, qualquer edição do Enem é válida para a inscrição.

Além disso, a renda familiar bruta não pode ultrapassar cinco salários mínimos por pessoa.

Para a inscrição, o aluno precisa entrar no site do FIES e inserir os dados de cadastro (CPF, e-mail e data de nascimento). Após isso, precisa preencher os dados das pessoas que fazem parte da família com mais de 14 anos, incluindo CPF, data de nascimento e renda mensal.

Depois, precisa preencher o curso, a instituição, local/campus e o turno que deseja cursar. No site poderá acompanhar as notas de corte, ou seja, qual a nota do último candidato selecionado e verificar se tem oportunidade de entrar.

Após a etapa de seleção inicial, é necessário fazer o cadastro no SisFIES e levar a documentação necessária, sua e de familiares, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, setor responsável pelas inscrições nas instituições. Depois, basta contratar o financiamento no banco.

3. Vestibular próprio

Algumas instituições públicas e particulares realizam vestibular próprio, ou seja, provas por conta própria para selecionar os candidatos do curso. A UECE (Universidade Estadual do Ceará) é um exemplo de instituição que realiza vestibular dessa maneira.

Para participar, os candidatos precisam fazer a inscrição, pagar a taxa de participação e comparecer na data e dia marcados para a realização das provas.

Normalmente, em instituições públicas, a prova possui duas etapas, chamadas de primeira e segunda fase. Na primeira fase, o aluno encontra questões de conhecimentos gerais, e na segunda, a redação e três disciplinas específicas, conforme o curso escolhido.

Em instituições particulares, normalmente só há uma fase no vestibular próprio e os critérios podem diferir, por exemplo, apenas conhecimentos gerais, conhecimentos gerais e redação ou apenas a redação.

4. Vestibular on-line e agendado

Além do modelo tradicional de vestibular, em que todos os candidatos precisam comparecer no mesmo dia e horário para realizar a prova, em algumas instituições privadas os candidatos também podem realizar a prova de maneira agendada ou on-line.

De maneira agendada, os candidatos podem verificar as datas disponíveis e agendar conforme disponibilidade, de maneira on-line, numa avaliação à distância, ou seja, virtualmente.

Diversas instituições possuem esse modelo de vestibular, no entanto, muitas ainda não utilizam esse meio, por isso, vale a pena verificar.

Essas são 4 formas de ingressar na faculdade, e como você viu, o Enem abre diversas portas diferentes.

Aproveite para ler também nosso post sobre dicas para a redação do Enem.

Deixe seu cometário

Uma resposta para “Como entrar na faculdade? Conheça 4 maneiras diferentes”

  1. […] Se você tem dúvida sobre as maneiras de entrar na faculdade e usar a nota do Enem, a gente também já deu todos os detalhes nesse post, clique aqui para conferir.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] Se você tem dúvida sobre as maneiras de entrar na faculdade e usar a nota do Enem, a gente também já deu todos os detalhes nesse post, clique aqui para conferir.  […]