Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Curso técnico de enfermagem: tudo que você precisa saber

Pensando em fazer um curso técnico de enfermagem? É uma profissão muito bonita e honrosa! No entanto, antes de inscrever-se no curso, você precisa estar ciente dos seus principais aspectos.

Aqui você vai saber tudo que precisa, por exemplo, o que faz, como é o curso, como ingressar, média salarial e diferenças entre técnico e enfermeiro.

Confira!

O que faz um técnico em enfermagem?

Os técnicos em enfermagem possuem um papel importantíssimo na rotina dos estabelecimentos de saúde, por exemplo, hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Confira o que esse profissional pode fazer na rotina de trabalho:

Administrar medicação

Esses profissionais são os responsáveis pela orientação dos pacientes quanto à medicação receitada pelo médico. Assim, eles têm a missão de organizar e acompanhar a dosagem via oral, mas também, de aplicar medicação injetável, dependendo da indicação do médico.

Essa tarefa é muito importante e requer bastante atenção, afinal, os erros podem resultar em problemas sérios, dependendo da situação. 

Prestar primeiros socorros

Nas unidades de saúde e em outros locais, os técnicos em enfermagem, também, possuem conhecimento para prestar os primeiros socorros com assertividade. Isso pode ser importante ao presenciar engasgos, maus súbitos, acidentes, etc.

Preparar equipamentos nas unidades de saúde

Técnicos em enfermagem, também, podem ser responsáveis por preparar itens hospitalares, por exemplo, esterilizando ou desinfectando, mas também, separando materiais cirúrgicos, medicações e seringas.

 Aplicação de vacinas

Seja em unidades de saúde pública ou particulares, os técnicos em enfermagem, também, podem ficar responsáveis pela aplicação de imunizantes.

Além da aplicação propriamente dita, na sala de vacinação é necessário manusear, conservar, preparar, administrar e fazer o descarte correto do material.

Exames laboratoriais

Técnicos em enfermagem, também, fazem coleta para exames como, por exemplo, urina, saliva e sangue. A organização e armazenagem devida, também, ficam sob responsabilidade desse profissional.

Podem cuidar de pacientes antes e após procedimentos

Antes ou depois de cirurgias, os técnicos são responsáveis por cuidar dos pacientes. Seja com orientação e cuidados iniciais antes da operação ou ajuda para ir ao banheiro, alimentar-se, troca de curativo e limpeza da área de cirurgia, fazendo parte de praticamente todo o processo.

Ajuda médicos de plantão

Técnicos em enfermagem, também, auxiliam médicos de plantão, por exemplo, com aferição de pressão, pesagem, medição de temperatura ou preparação de equipamentos necessários e de medicação indicada.

O suporte desse profissional a médicos e enfermeiros é de extrema importância, essencial no ecossistema das unidades de saúde.

Como é o curso de técnico de enfermagem?

O curso técnico de enfermagem tem duração de dois anos, e nos últimos seis meses de curso, o aluno precisa fazer um estágio supervisionado obrigatório, com uma média de 600 horas.

Durante o curso, o aluno estuda conhecimentos teóricos e práticos de temas relacionados à rotina profissional, por exemplo:

  • Anatomia;
  • Enfermagem;
  • Atendimento humanizado;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde do idoso;
  • Saúde mental;
  • Saúde da mulher;
  • Emergências;
  • Enfermagem cirúrgica;
  • Enfermagem em pacientes críticos;
  • Farmacologia etc.

O estágio supervisionado é normalmente realizado em postos de saúde e hospitais.

Vale lembrar ainda que a instituição na qual pretende fazer o curso precisa ser reconhecida pelo MEC, pois sem isso, o diploma não será aceito no mercado.

Quais são os requisitos para matricular-se em um curso técnico de enfermagem?

Normalmente, os cursos exigem que o estudante já tenha concluído o ensino médio e tenha mais de 18 anos para a inscrição.

No entanto, também, pode ser feito em modalidade integrada, ou seja, junto com o ensino médio, mas isso acontece apenas quando a instituição de ensino possui a modalidade e o aluno possui mais de 18 anos.

Registro para começar a atuar na área

Para atuar na área técnica de enfermagem, os profissionais que passaram pelo curso precisam se registrar no Coren – Conselho Regional de Enfermagem.

Não há exigência de prova para conseguir o registro, porém ele é imprescindível para o exercício da profissão. Atuar sem registro é considerado uma prática ilegal da profissão.

Diferença entre técnico em enfermagem e enfermeiro

Nível do curso e duração

Enquanto o curso técnico é de nível médio, a enfermagem é de nível superior. Por conta disso, o curso técnico possui duração de até dois anos, enquanto o bacharelado em enfermagem possui duração de cinco anos.

Forma de ingresso

A forma de entrada nos dois também difere, pois para o bacharelado é necessário passar pelo vestibular convencional. Por outro lado, para o curso técnico não é necessário, mas pode ser que precise passar por um processo seletivo na instituição de ensino.

Forma de atuação

A atuação da enfermagem é um pouco mais ampla, onde supervisionar algumas atividades de técnicos de enfermagem faz parte da rotina desse profissional.

Técnicos podem realizar procedimentos de alta complexidade em pacientes pré e pós-operatório, no entanto, apenas médicos e enfermeiros podem tomar decisões em emergências.

Qual é a média de salário de um técnico em enfermagem?

Este ano, 2022, o Projeto de Lei 2564/20, que mudava o piso salarial dos profissionais de enfermagem foi aprovado por 449 votos a 12.

De acordo com a nova lei, o salário de técnico de enfermagem deve corresponder a 70% do piso salarial dos profissionais de enfermagem.  Como o projeto determina que o piso salarial de enfermagem é de R $4.700,00 (quatro mil e setecentos reais), o piso salarial de técnicos em enfermagem passa a ser R$ 3.325,00(três mil, trezentos e vinte e cinco reais).

Concursos públicos para técnicos em enfermagem

Além de falar da atuação desses profissionais em diversas unidades de saúde, vale lembrar que técnicos em enfermagem, também, podem participar de concursos específicos.

Com isso, podem prestar concurso para trabalhar em instituições federais, estaduais ou municipais como, por exemplo, hospitais, Unidades Básicas de Saúde (postos), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e laboratórios.

Onde fazer o curso técnico em enfermagem?

O mais importante é escolher uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação ou o seu diploma não terá validade.

Você pode fazer o curso técnico de enfermagem aqui no Joviniano Barreto!

  • As aulas práticas são integradas às aulas teóricas, dando mais confiança para a atuação;
  • Metodologia prepara o aluno para o mercado de trabalho;
  • Parceria com empresas para alunos terem oportunidade no mercado de trabalho;
  • Visão do mercado de trabalho com professores que atuam na área;
  • Uma infraestrutura física completa para o curso;
  • Preço que cabe no seu orçamento;
  • Material didático adaptado a BNCC; 

Aqui os estudantes podem fazer o curso nas modalidades concomitante, integrado e subsequente. Ou seja, cursar o ensino técnico junto com o ensino médio, aqui ou em outra instituição, ou depois de formado. 

Venha fazer seu curso técnico aqui! Clique para saber mais.

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *