Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

7 desafios do ensino médio e como enfrentá-los

Você se lembra do seu ensino médio? Se tem algo que todos podem concordar é que essa não é uma época fácil na vida de ninguém. 

Nessa fase, o estudante está em uma idade onde muitas mudanças ocorrem, não só no corpo, mas na forma como as pessoas o tratam e nas suas responsabilidades. É o estágio da vida onde você não é mais criança, mas também ainda não é um adulto.

Com essas mudanças, inúmeros conflitos, tanto internos, quanto com outras pessoas, surgem na vida do aluno e isso pode criar muitos desafios que ele precisará lidar durante o ensino médio.

Neste post, você confere 7 desses desafios e como enfrentá-los da melhor maneira possível.

7 desafios do ensino médio

1. Pressão nos estudos

Durante esse período, o vestibular já está se aproximando e a pressão para que o aluno tenha um bom rendimento em suas atividades é constante, seja por parte dos pais ou da escola. Esperar que o adolescente cumpra com as suas obrigações de forma mais autônoma, é uma das características do ensino médio. Essa pressão pode gerar alguns problemas, como insônia ou ansiedade.

A boa notícia é que esses problemas podem ser minimizados por meio da escuta e da criação de um ambiente acolhedor, tanto dentro de casa, quanto na escola. É importante investir no diálogo e dar ao aluno momentos de descanso e relaxamento. Nesse processo, os pais ou responsáveis são fundamentais.

2. Pressão nos relacionamentos

É no ensino médio, geralmente, que começam as descobertas amorosas dos alunos. Nesse período, a pressão acontece mais por parte dos próprios colegas, a comparação de uns com os outros é constante e alguns estudantes podem se sentir tristes consigo mesmos por não terem vivido tantas experiências quanto os amigos. Isso pode atrapalhar o desempenho do aluno nos seus deveres escolares, tirando o seu foco.

Como grande parte dos problemas, isso pode ser minimizado através do diálogo, é muito importante que a escola tenha a sua disposição um psicólogo ou psicopedagogo para ajudar os estudantes nessas questões.

 A presença dos pais também é imprescindível nesses casos, essa é a hora de escutar o filho e entender os seus sentimentos.

3. Necessidade de se encaixar em grupos

Durante a adolescência, fase onde os estudantes do ensino médio se encontram, é comum a necessidade do indivíduo de tentar se encaixar em grupos a todo custo, ser aceito por eles, esse é outro fator que pode prejudicar o foco do aluno nos estudos.

Os comportamentos exaltados pelos grupos de jovens podem entrar em conflito com a própria personalidade e os valores do estudante.

Essa vontade de se encaixar em um grupo é algo normal, porém, isso não pode levar a resultados prejudiciais na vida do jovem. Para resolver isso, é fundamental trabalhar a autonomia, autoestima e autoconfiança do indivíduo, tanto na escola quanto dentro de casa.

4. Falta de disposição

O ensino médio pode ser cansativo para a maioria dos adolescentes, principalmente considerando que, nessa fase, algumas transformações metabólicas ocorrem no organismo do indivíduo, fazendo com que eles tenham maior necessidade de um descanso prolongado. Nem sempre é só preguiça.

Solucionar isso é simples, mas exige um certo esforço, é necessário que seja criado um cronograma, oferecendo momentos de descanso, principalmente após as refeições e momentos de estudo. Tal ação ajudará com que o rendimento do aluno não caia, mesmo com essa falta de disposição natural da idade.

5. Bullying 

O bullying é um assunto muito sério, esse tipo de violência pode começar na infância, mas tende a se intensificar no período do ensino médio

Muitos alunos sofrem com isso e as consequências podem afetar as vítimas de diferentes maneiras, podendo levar a cenários trágicos e que poderiam ser evitados se fossem tomadas as devidas precauções.

O combate ao bullying não pode limitar-se apenas a identificar o aluno responsável e puni-lo, é de extrema importância falar abertamente sobre o tema, os educadores devem levar os alunos a refletir sobre suas diferenças e ensiná-los a aceitar e conviver um com o outro. 

6. Conflito geracional

Alunos e professores são de gerações diferentes, com experiências diferentes e visões de mundo distintas, isso pode gerar alguns conflitos ao longo dos anos de ensino médio.

Sendo assim, é necessário que haja uma troca, os gestores precisam estar preparados para lidar com esses conflitos e os educadores devem respeitar as individualidades dos alunos, estes, da mesma forma, devem respeitar os professores e as normas da escola.

7. Isolamento

Durante essa fase, na necessidade de estar inserido em um grupo, alguns jovens podem ter mais dificuldade do que outros em desenvolver novas amizades e podem acabar se isolando dos demais. 

A timidez e a falta de identificação podem ser alguns dos fatores que contribuem para esse isolamento. Isso pode gerar inúmeros problemas para o aluno, afetando não apenas seu estudos, mas sua vida no geral, em casos extremos, esse isolamento pode resultar até mesmo em um quadro depressivo. Ficar sozinho não é saudável para ninguém.

Para ajudar o estudante com isso, tanto a família quanto a escola devem fornecer suporte para que o jovem desenvolva boas relações sociais, incentivando-o a se dedicar a hobbies, encontrando pessoas que podem ter um gosto parecido, inserindo o aluno em grupos de apoio ou até mesmo oferecer ajuda profissional.

Por que o ensino médio é tão importante

O ensino médio é uma fase fundamental na vida de todo estudante. Além da preparação para o vestibular, que dará acesso às universidades, o aprendizado é riquíssimo, que não se limita somente a ensinos técnicos sobre as diferentes matérias, mas também colabora para o desenvolvimento de diversas habilidades e a capacidade de desenvolver senso crítico e uma maior autonomia.

É nesse período que o aluno começa a identificar com quais áreas tem mais afinidade e que tipo de carreira pretende seguir.

A aplicação de testes vocacionais, propostos pela escola, também pode ser de grande ajuda nesse processo de descoberta, que no fim trará motivação e satisfação pessoal.

Conheça o Colégio Joviniano Barreto e conte conosco para fazer do ensino médio do seu filho um período de muito aprendizado e desenvolvimento. 

Clique aqui e confira nosso instagram.

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *