Reforço escolar: 5 dicas para turbinar os estudos em casa
Hoje o reforço escolar se tornou uma necessidade. Isso acontece porque muitas crianças e adolescentes não conseguiram manter o ritmo na pandemia, mas também porque uma forcinha nos estudos é mais que bem-vinda. Veja aqui 5 dicas para turbinar os estudos em casa.
As mudanças com a pandemia e porque é preciso pensar em um reforço escolar
Como forma de diminuir a disseminação da Covid-19, governos implementaram os lockdowns e as crianças precisaram ficar resguardadas em casa, mas ainda necessitavam continuar com o aprendizado.
Foi uma grande mudança. Elas estavam acostumadas a uma rotina de se preparar, ir à escola, encontrar os amiguinhos, aprender com o professor pessoalmente e ter os momentos de lazer e socialização, o que a pandemia os impediu.
Segundo um levantamento feito pela organização não governamental, Todos pela Educação, após analisar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 40,8% das crianças do Brasil com idade entre 6 e 7 anos não sabiam escrever ou ler no ano de 2021.
No entanto, embora muitas crianças tenham sido prejudicadas com essas mudanças, ainda dá tempo de recuperar.
Como saber que a criança precisa de reforço escolar?
Não é muito difícil perceber quando uma criança ou adolescente precisa de reforço escolar. O mesmo é indicado quando precisa-se praticar mais o que aprendeu ou melhorar o entendimento, caso não tenha ocorrido corretamente. Alguns indicativos de que necessita-se de reforço escolar são:
- Notas baixas e baixo desempenho em sala de aula;
- Dificuldades em acompanhar o ritmo da turma e assimilar os conteúdos;
- Insegurança em relação ao aprendizado;
Reforço escolar: 5 dicas para turbinar os estudos em casa
Ambiente ideal
Para que os estudos possam ocorrer da melhor forma possível e para que a criança ou adolescente possa manter a concentração é necessário que o ambiente seja confortável e propício para os estudos.
Algumas dicas para um ambiente ideal para estudar são:
- Reserve um espaço, como um cômodo ou mesa, onde não tenha interrupção, como pessoas passando, barulho de TV ou conversas paralelas.
- A iluminação precisa ser boa, de modo que o estudante não force a visão, mas também, precisa ser forte a fim de que não bata aquele soninho com uma luz amena.
- A temperatura também é um fator importante, afinal, fica difícil se concentrar no calor ou no frio.
- Mesa grande e cadeira confortável são uma ótima dupla. A mesa grande possibilita que tudo fique organizado e a cadeira ajuda a não ter dor nas costas ou se sentir incomodado.
- Exija organização nesse local, pois a desorganização atrapalha no aprendizado.
Faça um nivelamento antes de iniciar
O reforço escolar pode ser feito com a ajuda dos pais, com um professor particular ou em uma escola. Seja qual for a maneira escolhida é preciso analisar o nível de aprendizado.
É preciso saber o que a criança ou adolescente precisa reforçar antes de começar, além de conhecer as dificuldades que ele tem para poder trabalhar nelas.
Nivelamento Joviniano Barreto
Sabendo dos impactos do aprendizado durante a pandemia, tivemos a ideia de criar turmas de nivelamento. Antes de tudo, medimos o aprendizado dos alunos para formar turmas e elaborar uma estratégia para conseguirem recuperar o nível esperado para a série em que estavam.
As turmas de nivelamento são uma forma de recuperar o que não foi completamente aprendido e evitar que os alunos enfrentem dificuldades de aprendizado no futuro.
Além de tudo, expandimos as turmas de nivelamento para quem tivesse interesse, afinal, é importante prezar pela educação, independentemente de serem alunos da nossa escola, ou não.
Afinal, eles são o futuro do país e para nós isso faz parte de nossa missão.
Diversifique a maneira de apresentar os conteúdos
Apresentar conteúdos de maneira diferente pode ser uma ótima forma de turbinar o aprendizado. Mais do que transmitir conteúdo, um bom reforço escolar precisa ter atividades em que o aluno coloque em prática. Seja com exercícios, aulas de campo, experimentos científicos ou projetos que o tirem do conforto da maneira convencional de ensino.
Assim, ele pode se envolver mais no aprendizado e fixar os conteúdos, afinal, serão ministrados de maneira diferente.
Contextualize as atividades
Para ajudar a fixar conteúdos, também, é importante contextualizar as atividades. Isso acontece porque entrando mais a fundo e experimentando outros aspectos de um mesmo tema, a criança ou adolescente pode se sentir incentivado a acessar outros conteúdos fora da sala de aula.
Assim, pode ser interessante contextualizar com livros, jogos, músicas ou filmes, por exemplo.
Metodologia ativa
A metodologia ativa age um pouco diferente da metodologia tradicional. No modo tradicional, o aluno recebe todo o conteúdo dos professores durante um período e faz uma avaliação para medir seus conhecimentos.
Enquanto isso, na metodologia ativa os alunos possuem um papel de protagonismo e os professores atuam mais como auxiliares no processo de aprendizado.
Dessa forma, os professores incentivam os alunos a fazerem novas descobertas, leituras, pesquisas e tarefas desafiadoras para aprenderem com mais afinco.
Essa metodologia é a escolhida pela nossa escola.
BÔNUS: gamificação do reforço
As novas gerações possuem muita afinidade com a tecnologia, convivem com as redes sociais e veem o mundo através da tela. Além do uso da tecnologia, também, é importante usar jogos que instiguem a imaginação, incentive análises mais apuradas e possibilitem o desenvolvimento de estratégias.
Assim, como é de se imaginar, conseguir a atenção deles não é uma tarefa fácil, por isso, o aprendizado precisa de mais diversão, atenção e interatividade.
Algumas opções para gamificar o aprendizado são os jogos de tabuleiro, flashcards com questões, mímica e campeonato de perguntas e respostas, por exemplo.
Assim, torna-se mais fácil prender a atenção dos alunos e conseguir fazer com que o aprendizado seja mais leve com a quebra de padrão da sala de aula.
Gostou das nossas dicas de reforço escolar? Como você viu, aqui no Joviniano Barreto prezamos pelo aprendizado de nossos alunos, com a aplicação das metodologias ativas, conteúdo diversificado e a tradição de ser um anexo da sua família. Quer saber mais sobre o Joviniano? Clique aqui e conheça nossa escola.
Deixe um comentário