Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Aula de robótica: saiba porque é importante incentivar

Você sabe o que é robótica? Ela está presente em nosso dia a dia de maneiras que nem percebemos. Nas indústrias, por exemplo, grande parte do que é produzido é feito com o auxílio de robôs.

Além disso, com o constante avanço da tecnologia, as aulas de robótica estão se tornando cada dia mais necessárias, pois essa é uma área que tende a crescer muito com o passar do tempo. De acordo com dados da GlobalData, o setor de robótica ligada aos serviços deve atingir US$216 bilhões em 2030, impulsionado por investimentos na área. 

As máquinas e os robôs são o futuro, sendo assim, nesse post você vai entender porque as aulas de robótica são tão importantes.

Qual é a importância das aulas de robótica

Aulas de robótica apresentam um meio diferente do aluno absorver conhecimento.  Nestas aulas o estudo passa a ser ainda mais ativo, com o aluno colocando a “mão na massa”. 

Esse tipo de aula cativa ainda mais o estudante, pois dá a ele uma maior autonomia para passar por cada etapa do processo de montagem da máquina, fazendo tudo com as próprias mãos, sem que ele precise ser submetido apenas aos antigos métodos de ensino.

Também é importante lembrar que, com o avanço da tecnologia, adquirir conhecimentos na área da robótica já é tido como tão importante quanto aprender uma segunda língua. E é durante a infância e a adolescência que o aluno tem a maior capacidade de absorver conhecimento, com mais facilidade do que indivíduos adultos. 

De acordo com uma pesquisa feita por um grupo de cientistas da Universidade de Brown (EUA), existe um neurotransmissor no cérebro que nos ajuda a consolidar novas informações, é nele que está o segredo do porquê crianças aprendem mais rápido do que adultos

Para chegar no resultado da pesquisa, os cientistas mediram a concentração desse neurotransmissor antes, durante e depois de uma sessão de aprendizado nos cérebros de adultos e crianças de 8 a 11 anos, como resultado, a concentração do neurotransmissor nas crianças pareceu aumentar, permitindo que o que foi aprendido logo fosse estabilizado. 

Por isso, aulas de robótica devem ser incentivadas nas escolas.

Mas afinal, o que é robótica?

A robótica é a ciência que estuda as tecnologias presentes em máquinas, computadores, softwares e sistemas de controle mecânico e automático, ela está associada à concepção e construção de robôs. 

O termo se popularizou nos anos 50 com o livro “Eu, Robô”.

De acordo com o professor Pedro Ivo da Silva Oliveira, do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes, a robótica está estritamente ligada à evolução e revolução dos computadores e suas teorias, sendo a indústria, uma das áreas mais beneficiadas.

O objetivo da robótica é, de certa forma, facilitar o dia a dia das pessoas, pois ela assumirá tarefas que hoje ainda necessitam da ação humana, trazendo mais comodidade.

Tendo em vista a importância dessa área, aulas de robótica foram introduzidas nas escolas, dando origem à o que hoje é conhecido como robótica educacional.

O que é robótica educacional?

A robótica educacional trata-se de um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de dispositivos controláveis

A montagem destes dispositivos é resultado da aquisição de conhecimentos adquiridos nas aulas de robótica. Para montar, os alunos usam kits com peças próprias para determinado projeto ou outros materiais, como sucata e itens recicláveis.

Durante o processo de montagem e estruturação da máquina, guiados pelos fundamentos teóricos da robótica, os alunos compreendem o papel e a importância de cada parte do dispositivo, incluindo seus motores, sensores e mecanismos que permitem que ele conclua os comandos dados.

Tudo isso é ensinado de forma didática e adequada às etapas de ensino.

Benefícios das aulas de robótica

As aulas de robótica, além de trazerem consigo um novo meio de adquirir conhecimentos de extrema importância, podem gerar inúmeros benefícios aos alunos, as atividades ajudam a desenvolver o processo mental usado para resolver vários tipos de problemas por meio de uma sequência ordenada de ações. Confira: 

1. Raciocínio lógico

Para que um robô funcione, é preciso que ele siga uma lógica, pois ele é desenvolvido e programado para responder a estímulos específicos. É durante a construção e montagem dessas máquinas, que o aluno desenvolve a capacidade de pensar de forma estruturada e lógica.

2. Estimula a criatividade

É preciso usar a imaginação para idealizar uma máquina partindo do zero. Além disso, os estudantes usam a criatividade para analisar, planejar, criar e executar um novo projeto, valorizando todas as suas etapas.

3. Organização

Ter uma boa noção de organização nas aulas de robótica é fundamental para que as etapas de planejamento e montagem da máquina sejam realizadas com eficácia. Essas aulas vão estimular o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos no projeto.

4. Habilidades sociais

Muitos projetos exigem que os processos que envolvem a programação e montagem das máquinas seja feita em grupos. O sucesso vai depender do trabalho em equipe e da boa comunicação entre todos, pois cada parte da máquina funciona de maneira interdependente.

No Joviniano Barreto a Robótica está inserida dentro da grade curricular do Fundamental Anos Iniciais, visando transmitir a todos os alunos o conhecimento necessário para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para um mundo de constante mudança.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre nossas atividades.

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *