A importância da leitura na infância: por que não abrir mão
Ler quando adulto preserva as habilidades mentais, diminui o estresse, tensão muscular e frequência cardíaca, além de muitos outros benefícios. No entanto, para que ler seja uma atividade divertida e se torne um hábito, é necessário começar logo cedo.
Para que você entenda a importância da leitura na infância, separamos alguns benefícios e ainda damos algumas dicas de como inspirar as crianças a desenvolver essa prática. Confira!
A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.
– Joseph Addison
Afinal, qual a importância da leitura na infância?
Mais possibilidade de sucesso na vida adulta
A Universidade de Pádua, na Itália, concluiu através de um estudo que as crianças cercadas por livros na infância possuem mais chance de se dar bem na vida adulta.
Segundo os especialistas, isso acontece porque essas crianças possuem mais chance de aprender sobre o universo e a vida, obtendo experiências através da leitura.
Economistas, também, perceberam que os salários de jovens que liam por prazer, ou seja, não apenas por obrigação, eram 21% melhores.
Mais humanidade e empatia
Segundo um estudo realizado em Nova York, na New School, quem lê histórias de ficção também possui mais aptidão para perceber os desejos do outro e compreender sobre as diferentes crenças.
Ter essa habilidade, chamada empatia, é um ótimo aspecto social.
Vida longa
Embora não pensemos que a leitura pode aumentar a expectativa de vida, um estudo feito pela Universidade de Yale sugere o oposto e que a leitura eleva em no mínimo dois anos a expectativa de vida.
O estudo observou 3 mil pessoas por mais de 12 anos. Os dados encontrados foram de que 17% das pessoas que liam ao menos três horas e meia por semana possuíam menos chance de morrer.
Mais criatividade
Ler também é uma forma de aumentar as alternativas em diversos aspectos da vida, uma delas é considerar mais soluções para um mesmo problema.
Quem lê desenvolve a capacidade de entender mais aspectos sobre um mesmo assunto, além de ter mais tendência a aceitar pensamentos distintos.
De certa forma, aumenta a capacidade analítica, segundo pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá.
Menos estresse
O estresse não faz bem a ninguém e as crianças também podem passar por isso. De toda forma, o hábito da leitura pode diminuir em até 68% os níveis de estresse.
Na Universidade de Sussex, no Reino Unido, pesquisadores notaram que voluntários de um estudo relaxaram os músculos e baixaram a frequência cardíaca enquanto liam.
Menos possibilidade de desenvolver demência
As habilidades mentais também são preservadas por mais tempo quando as pessoas possuem o hábito de leitura. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Rush, nos EUA, publicado na Neurology, feito com 294 pessoas, após mortas, concluiu que aqueles que costumavam ler ou mantinham a mente ativa com jogos e escrita possuíam menos chance de desenvolver demência.
Capacidade de concentração turbinada
Ler é uma atividade que exige foco, afinal, para compreender o conteúdo do livro é necessário firmar a atenção. Por essa razão, a leitura é uma ótima forma de treinar a concentração e melhorar a aprendizagem.
Conhece o mundo
Com a leitura as crianças podem aprender mais sobre outras culturas, países e até sobre outras realidades, pois estarão vivendo através dos personagens. Isso também pode ajudar nas habilidades emocionais, pois desenvolvem a empatia enquanto mergulham na vida do outro.
Quando começa o hábito da leitura?
É possível começar a ler na vida adulta e ser um leitor voraz, e, conforme você observou no item anterior, esse hábito pode trazer diversos benefícios.
Embora a criança geralmente aprenda a ler em torno dos seis anos, o hábito da leitura pode ser incentivado antes disso, por exemplo, com os pais lendo histórias para dormir. Quanto antes começar a colher os frutos desse hábito, melhor.
Como fazer a criança gostar de ler?
Seja um exemplo
Os filhos costumam observar com muita atenção o comportamento dos pais e imitá-los, afinal, é com eles que a criança tem mais contato durante a infância e adolescência.
Por essa razão é muito comum que acabem gostando das mesmas coisas, por exemplo, nos esportes ou refletindo aspectos da personalidade, como organização.
Assim, além de dizer que ler é bom, é importante que a criança perceba isso observando os pais.
Leia para elas
O habito de ler para crianças também é uma ótima forma de incentivar a leitura. Mesmo antes de aprenderem a falar, ter esse habito ajuda não somente a desenvolver uma boa relação com os livros, mas também a desenvolver a linguagem.
Não há uma idade mínima para começar a ler, mas a partir de quatro meses já é possível estimular visualmente. Quando a criança está próximo de começar a falar também é muito importante, inclusive, dar livros de plástico ou de tecido para levar a boca pode ser divertido.
Para funcionar bem, é importante reservar um momento da rotina para a leitura e não deixar de exercer esse hábito por longos períodos. Um exemplo disso é a leitura antes de dormir, que pode ajudar inclusive a acalmar a criança.
Um lugar legal para ler
Criar um cantinho divertido, confortável e aconchegante para ler também é uma ótima forma de incentivar as crianças a desenvolver o habito. Além de parecer legal, esse local precisa ser tranquilo para evitar distrações, como pessoas passando ou televisão.
Não transforme em uma obrigação
Para que a leitura se torne algo divertido, é realmente importante não fazer dela uma obrigação. A criança precisa perceber como algo prazeroso e não ter uma relação negativa.
Assim, não cobre que a criança pare para ler diariamente, conduza isso de maneira natural. Uma boa ideia é definir páginas diárias. Se perceber que ela não anda lendo, chame-a para ler seus livros no cantinho da leitura e aproveitar o tempo juntos.
Matricule numa escola que incentive a leitura
A escola precisa ser uma extensão da família e se não estiver em sintonia nesse quesito, pode ser que as ações em casa sejam menos efetivas.
Aqui no Joviniano, por exemplo, temos o Girolê, em que as crianças da Educação Infantil levam para casa livros adequados para a idade, e, ao chegar na escola na segunda subsequente, entregam e passam por um momento de interação para compartilhar a história com os colegas.
Com isso, trabalham a linguagem, criatividade e o trabalho em equipe.
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