5 Razões para matricular seu filho no Joviniano Barreto
A escolha do colégio, do infantil ao ensino médio, é muito importante. Isso acontece porque a escola é o lugar onde as crianças vão passar boa parte do seu tempo, ser influenciadas pelos professores e outros alunos e também é um dos locais onde formarão seu caráter e adquirir valores para toda a vida. Portanto, é uma decisão fundamental. Hoje, vamos apresentar nossa escola e ajudar a entender melhor porque o Joviniano pode ser sua segunda família. Confira.
Conheça o Joviniano Barreto
O Joviniano é uma escola que, embora com mais de 61 anos de história, é totalmente voltada para o futuro!
A escola possui turmas do ensino infantil, fundamental anos iniciais e finais, médio e o ensino técnico, que começou agora em 2022.
Nossa escola tem como objetivo ser um anexo da casa dos nossos alunos, sempre acolhendo e ensinando valores desde os primeiros anos. Nossa missão é formar cidadãos éticos e conscientes com educação de qualidade. Veja 5 razões para matricular seu filho no Joviniano Barreto.
5 Razões para matricular no Joviniano
1. Educação bilíngue desde pequenininhos
Nos primeiros anos na escola, do ensino infantil ao primeiro ano do ensino Fundamental Anos Iniciais, os alunos têm acesso a nossa metodologia bilíngue. O programa exclusivo do Joviniano consiste em ensinar os conteúdos que estão sendo ministrados em sala de aula em inglês.
Dentre os benefícios do ensino bilíngue nessa idade estão:
- Melhora o desenvolvimento cognitivo e criatividade;
- Estimula a memória da criança;
- Ajuda a ter uma visão de mundo expandida, afinal, acessa elementos culturais de outra nação;
- Ajuda a desenvolver melhor a comunicação e promove mais confiança ao aluno;
2. Metodologias ativas de ensino
A metodologia ativa de ensino é uma forma contemporânea de ensinar, onde os alunos possuem uma maior participação, com mais autonomia e mais motivação.
Nessa metodologia os alunos se deparam com situações e problemas reais, que os estimulam a discutir, pensar além para criar soluções e terem iniciativa. Assim, constroem conhecimento e são protagonistas do processo de aprendizagem.
Com isso, os alunos naturalmente aumentam o interesse nas matérias ensinadas e ficam mais motivados a aprenderem, pois acessam conteúdos reais de maneira lúdica e rápida.
Essa metodologia ainda busca ajudar os alunos a desenvolverem pensamento rápido e crítico de maneira colaborativa.
Alguns exemplos de como essa metodologia é usada na sala de aula são:
Compreensão de problema > conflito cognitivo > resolução
É uma prática que incentiva o trabalho em equipe e debate entre os membros da sala ao simular situações do cotidiano.
Elaboração de projetos
O aluno analisa, cria um projeto, aprende conteúdos com ele e adquire repertório com a elaboração de um planejamento baseado nas análises de ações, prazos e coordenação, do início ao fim. Tudo isso com o auxílio de um professor.
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida tem como objetivo inverter o processo tradicional de estudar o material ou resolver exercícios apenas após a aula expositiva.
Na sala de aula invertida, o professor encaminha materiais prévios aos estudantes, desde vídeos, leituras, realização de games e diversos outros.
A ideia é que o aluno já chegue à sala de aula com perguntas e questionamentos, a fim de tornar o momento de interação com o professor e os pares mais ativo, propício à discussão e debate.
Gamificação
Podemos citar, também, a gamificação como uma importante estratégia de aprendizagem ativa, já que traz quatro elementos que desencadeiam a motivação dos alunos, quais sejam: metas, regras, feedback e participação. Esses quatro elementos atuam aumentando o engajamento individual e em grupo.
Além de motivá-los, a gamificação se mostra como um importante veículo para se trabalhar as competências socioemocionais, cabendo ao professor a tarefa de atuar com orientador, ajudando os alunos a refletirem e conversarem sobre os sentimentos que identificam durante a realização da atividade.
É possível trabalhar, neste momento, a persistência, confiança e a tolerância a possíveis erros. Utilizar jogos é garantir que os alunos aprendam se divertindo, trazendo feedbacks instantâneos acerca de como está o aprendizado de cada um e atuando como uma ferramenta de revisitar os conteúdos envolvidos e fixá-los, já que o aluno só avançará de fase de já tiver compreendido o conceito solicitado.
Estudo de caso
No estudo de caso, os estudantes são centrais para compreender e pensar numa solução para o caso relatado. Parece complexo, mas, na verdade, é simples.
Com a metodologia ativa de ensino os alunos possuem um papel de protagonismo e não apenas recebem conteúdos e mais conteúdos dos professores, ajudando a aprender melhor e a desenvolverem diversos aspectos sociais e pessoais.
3. Programa de educação socioemocional
O programa de educação socioemocional tem o objetivo de melhorar o desempenho não só em sala de aula, mas também, na vida social dos alunos. Aqui no Joviniano, o Programa de Educação Socioemocional atua do ensino infantil ao ensino médio de maneiras específicas e indicadas para cada idade.
No ensino fundamental anos iniciais, por exemplo, semanalmente temos o “Momento com a Psicologia” com atividades direcionadas e focadas nas relações empáticas e valorização das diferenças.
No ensino médio, os alunos acessam as possibilidades da vida após a escola, como conhecer espaços de trabalho, autoconhecimento e orientação profissional.
Assim, as crianças e os adolescentes podem praticar a autoconfiança e autoconhecimento, além de desenvolverem habilidades sociais tão importantes nos dias de hoje.
4. Incentivo à leitura
A leitura tem diversos impactos positivos na vida de crianças e adolescentes. Por meio desse hábito, elas podem desenvolver melhor a memória, a concentração, o raciocínio e ainda melhorar aspectos da fala, escrita e capacidade criativa.
A escola possui um papel muito importante para o desenvolvimento pelo prazer da leitura. Baseado nisso, aqui no Joviniano, começamos logo cedo a estimular esse hábito tão importante.
As crianças são incentivadas a adquirir o hábito da leitura desde a Educação Infantil, onde trabalhamos com o Projeto Girolê, no qual semanalmente, nossas crianças da Educação Infantil levam para suas casas livros adequados para cada faixa etária, a fim de realizar a leitura dos mesmos com seus familiares.
Na segunda-feira subsequente a entrega é realizado um momento de interação onde eles compartilham o que entenderam da história com seus colegas, trabalhando, assim, a oralidade, a criatividade e o trabalho em equipe.
Além disso, esse momento de troca em família contribui para a construção de memórias afetivas que ficarão guardadas para sempre nas recordações de nossos pequenos leitores.
Além do projeto acima descrito, possuímos dentro da nossa grade curricular, aulas de contação de histórias para o segmento da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais. No Fundamental Anos Finais, por sua vez, os alunos recebem no início do ano, uma lista com vários títulos, a fim de que possam selecionar 4 livros para lerem no decorrer do ano letivo.
A não determinação de um título específico, favorece o protagonismo e incentiva o hábito da leitura, já que permite que o estudante escolha a temática que mais o atrai dentro de uma seleção feita de forma minuciosa para cada faixa etária.
No Ensino Médio, os alunos são incentivados, diariamente, a ampliar o seu repertório cultural acessando conteúdos diversos e que os ajudará na formação do pensamento crítico e escrita.
5. Agenda 100% online
Aqui sabemos da importância do relacionamento dos pais com a escola e a necessidade de ter todas as informações em tempo real e da melhor maneira possível. Por isso, aqui nossa agenda é 100% online.
Assim, os pais podem acompanhar a rotina, por exemplo, consultando boletins, atividades escolares e até questões administrativas, como status da matrícula ou boleto da mensalidade.
Com tudo à distância de uma mão, os pais podem participar ativamente da rotina escolar com muito mais praticidade e rapidez.
[BÔNUS]
Muito além do conteúdo na sala de aula
Como você viu até aqui, no Joviniano as crianças recebem mais do que apenas conteúdo em sala de aula, pois buscamos desenvolver bons hábitos e formar mais do que alunos, mas sim, grandes pessoas. Além de ter ciência acerca de nossa metodologia de ensino, é preciso saber que nosso colégio vai além do conteúdo.
Aqui, os alunos possuem acesso a diversas atividades, por exemplo:
- Educação física/recreação desde o Infantil;
- Momento cívico, uma vez por semana para instigar o patriotismo, união e disciplina;
- Robótica do 2º ao 5º ano com conteúdos práticos;
- Música no cotidiano da escola, principalmente no ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais;
- Aulas de teatro no 4º e 5º ano e grupo de teatro, e a partir do 6º ano para alunos que tenham interesse;
- Grupo de dança a partir do 6º ano para alunos que tenham interesse;
- Comemorações cívicas e sociais;
- Aulas de campo;
- Aulas de contação de histórias para Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais;
- Programa bilíngue do Infantil I ao 1º ano Fundamental;
- Laboratório de Redação para Fundamental Anos Finais e Ensino Médio;
- Programa de Educação Socioemocional;
- Semana cultural com exposições científicas e artísticas para toda a comunidade escolar;
Todas as nossas atividades são desenvolvidas para ajudar nossos alunos em aspectos muito importantes na vida escolar, por exemplo:
- Raciocínio lógico;
- Habilidades motoras;
- Trabalho em equipe;
- Resolução de problemas;
- Disciplina;
- Socialização;
- Desenvolvimento cultural e muito mais!
Quer saber mais sobre nossa escola? Clique aqui e veja um vídeo completo com professores, pais e alunos.
[…] no Joviniano Barreto cada criança é única e tem sua voz ouvida. Matricule seu filho com a gente! Clique para conhecer melhor a […]
[…] saber mais sobre como o Joviniano Barreto promove tudo isso? Fale com a […]