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O que é autoconhecimento: como ajudar as crianças e adolescentes incentivando a praticar 

Saber o que é autoconhecimento é muito importante, pois através dele as crianças e adolescentes podem identificar o que sentem, entender como expressar as emoções e saber lidar de maneira mais madura com todas as adversidades profissionais e pessoais ao longo da vida.

Saiba aqui o que é, porque é tão importante, quando começar a incentivar e 6 atividades que auxiliam no desenvolvimento.

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento é o processo de compreender a si mesmo, incluindo suas características, crenças, valores, emoções, comportamentos e experiências de vida.

 É a habilidade de olhar para dentro de si mesmo de forma honesta e objetiva, identificando suas forças, fraquezas, interesses, necessidades e desejos.

O autoconhecimento envolve a exploração e reflexão sobre questões pessoais, como “Quem sou eu?”, “O que eu valorizo?”, “O que me faz feliz?” e “Qual é o meu propósito de vida?”. 

Ele pode ser alcançado por várias atividades, como meditação, autoanálise, terapia, e feedback de outras pessoas.

O autoconhecimento é uma habilidade importante para desenvolver porque nos permite tomar decisões mais informadas, viver de acordo com nossos valores e objetivos pessoais, e ter relacionamentos mais saudáveis com os outros. Dentre os benefícios do autoconhecimento estão: 

  • Entender quais são as suas limitações
  • Saber quais são as suas virtudes
  • Compreender seus próprios sentimentos e emoções
  • Entender os padrões de comportamento
  • Saber como as pessoas nos veem
  • Perceber as características mais marcantes
  • Saber o que gosta e o que não gosta
  • E tudo relacionado a si próprio

Por que o autoconhecimento é tão importante para crianças e adolescentes?

Anteriormente você viu o que é autoconhecimento e deve ter percebido que se trata de características aparentemente muito básicas para percebermos em nós mesmos, certo?

No entanto, embora 95% das pessoas acreditem conhecer a si próprio, apenas 10% a 15% realmente são autoconscientes, conforme pesquisa publicada na Harvard Business Review, desenvolvida por Tasha Eurich, Dra. em psicologia. 

Mas afinal, por que se conhecer é tão importante?

Além de entender tudo sobre si mesmo, como trouxemos na explicação do que é o autoconhecimento, existem mais algumas razões:

  • Desenvolver a resiliência, ou seja, a capacidade de enfrentar situações ruins e se recuperar
  • Entender seus próprios talentos e pontos fortes, ajudando a desenvolver essas habilidades e alcançar mais sucesso na vida.
  • Maior facilidade para identificar suas emoções e entender como lidar com elas de maneira saudável. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como: comunicação, resolução de conflitos e empatia.
  • O autoconhecimento também pode ajudar as crianças e adolescentes a tomar decisões informadas e fazer escolhas que estejam alinhadas com seus valores e objetivos pessoais.
  • Quando as crianças e adolescentes têm um bom entendimento de quem são e do que são capazes, eles tendem a ter uma autoestima mais elevada e uma maior confiança em si mesmos.
  • Crianças e adolescentes que se conhecem tendem a gerenciar o estresse e a ansiedade, pois lhes permite entender o que desencadeia essas emoções e como lidar com elas de forma eficaz.

Quando começar a incentivar o autoconhecimento em crianças?

O autoconhecimento é um processo contínuo e individual que se desenvolve ao longo da vida, mas é benéfico começar a estimular desde a infância. Com isso, a criança pode logo cedo começar a entender seus sentimentos, emoções, limites e pontos fortes.

É importante ressaltar que o autoconhecimento não é desenvolvido com apenas algumas atividades ou de uma única vez. Isso acontece com o tempo, iniciando quando as crianças aprendem a nomear suas emoções e sendo praticado durante a vida. 

Confira seis atividades para estimular o autoconhecimento das crianças em casa.

6 atividades para estimular o autoconhecimento

Para estimular o autoconhecimento é importante praticar atividades relacionadas à educação sobre a interioridade.

Emocionômetro

O emocionômetro é um termômetro de emoções, sendo uma ótima oportunidade das crianças aprenderem a identificar e medir seus sentimentos naquele determinado momento.

1.     O emocionômetro pode ser feito em grande escala ou menor até para caber na mão, o que importa é que a criança possa visualizar e identificar como se sente no momento.

2.     Separe emojis que demonstram certas emoções, como raiva 😡, alegria 😄, tristeza 😔, calma 😌, orgulho 😎, animação 😆 etc.

3.     Tenha uma forma de a criança sinalizar como se sente, pode ser com um pregador, ímã, adesivo etc., o que importa é que ela entenda os sentimentos e consiga identificar para responder.

Assim, você pode pedir para ela apontar como se sente ao chegar da escola, quando volta da casa de um familiar, ou mesmo, em um momento em que a criança passou por algum momento importante. 

Veja algumas ideias de emocionômetros simples para fazer em casa: 

@katiasabai #emocoes #emocionometro #habilidadessocioemocionais #socioemocional #formacaodedocentes ♬ Cara de Quê? – Coração Palpita

Roda de conversa

A roda de conversa é uma ótima forma de deixar que as crianças debatam e demonstrem o que pensam ou sentem sobre determinados assuntos.

É muito simples de fazer, basta dedicar um tempo juntando a família para falar sobre as situações que viveram e como se sentiram. 

Além dessa roda de conversa, pode ser importante puxar o assunto sobre sentimentos quando a criança relatar alguma situação. 

Por exemplo, quando buscar a criança na escola e perguntar como foi o dia dela, pode ser que ela fale que brigou com o coleguinha, que foi muito bom, que brincou bastante, etc. Após saber como aconteceu, que tal perguntar como ela se sente sobre isso? 

Mímica de expressões

Ler as expressões de outras pessoas é uma habilidade empática, mas também, saber se expressar não verbalmente é necessário para desenvolver o autoconhecimento. Essa atividade, além de tudo, pode ser muito divertida.  

1.      Reserve cartões de papel e desenhe emoções, escreva palavras ou frases neles (conforme a idade das crianças ou adolescentes).

2.      Separe os participantes em grupo ou duplas e a cada rodada um participante diferente deve fazer a mímica enquanto os outros precisam adivinhar. Por exemplo, as duplas ou grupos podem ser formadas entre mãe e filho, pai e filho, irmãos, etc. a depender do tamanho da família. 

É uma brincadeira parecida com o jogo “quem sou eu” ou “imagem e ação”, mas em vez de uma pessoa ou palavra, desvendar os sentimentos é o objetivo do jogo.

Assim, demonstram o que entendem por cada emoção e veem como os pais, irmãos e outros participantes da brincadeira demonstram também, incentivando a compreender-se e entender os outros. 

Contação de histórias

Essa atividade é ótima para as crianças aprenderem a se colocar no lugar do outro, ou seja, ter empatia. Para essa atividade você precisa encontrar o contador de história que existe em você.

1.      Escolha uma história que traga bastante emoção. Além disso, você mesmo pode criar uma história em que a criança possa se identificar.

2.      Escolha um local calmo e sem interrupção.

3.      Conte a história dando vida aos personagens e trazendo todas as expressões de emoções do momento, por exemplo, sustos, surpresas, felicidade, etc. 

Com a contação de histórias, as crianças, também, aprendem a refletir sobre o que ouviram e pensam sobre como teriam agido nessa mesma situação. Essa brincadeira pode ser feita sempre que os pais tiverem um tempo, ou mesmo, na hora da leitura antes de dormir.

Emoções para cada momento

Essa atividade ajuda a criança a demonstrar o que cada momento pode significar, seja para ela ou para outras pessoas.

A atividade é simples, confira:

1.     Separe imagens como fotos ou desenhos, de momentos diferentes. Por exemplo, uma pessoa brincando com o cachorro, passeando com a família no parque, sentada sozinha em uma escada, etc. Você pode encontrar essas imagens facilmente em revistas e panfletos ou pode desenhar no papel. Também pode separar essas imagens no celular, se não for tirar a atenção da criança para a brincadeira.

2.     Separe folhas em branco ou faça desenho de rostos, apenas com o formato, sem os olhos, nariz ou boca. 

3.     Deixe que a criança visualize todas as imagens e preencha o rosto com o que ela imagina que as pessoas na imagem sentem naquele momento.

Por exemplo, ao ver uma imagem de uma pessoa brincando com o cachorro, ela pode desenhar um sorriso no papel. É importante explicar para a criança como funciona.

Carta positiva

A maioria de nós se preocupa bastante com o que os outros pensam ao nosso respeito e essa atividade pode ajudar as crianças a compreenderem mais sobre as outras pessoas e sobre si mesmo.

Pode ser importante desenvolver essa atividade com mais pessoas da família ou amigos.

1.     Cada participante precisa ter uma folha de papel colada nas costas.

2.     Todas as pessoas precisam ter caneta para escrever as qualidades de cada um no 

papel em suas costas.

Com essa atividade, além da interação divertida, as crianças aprendem a expressar em palavras o que acham da pessoa com o papel, assim como verão o que os participantes consideram suas qualidades.

Diário pessoal

Escrever um diário pessoal pode ser uma atividade muito benéfica para crianças e adolescentes desenvolverem o autoconhecimento e a autoexpressão. Para começar, siga estas sugestões:

  1. Escolha um caderno ou um livro que seja especial para a criança ou adolescente. Eles podem escolher uma cor favorita, um personagem ou uma capa que gostem.
  1. Defina um momento do dia para escrever, como antes de dormir ou depois da escola. Esse momento deve ser um momento tranquilo e sem distrações.
  1. Incentive a criança ou adolescente a escrever livremente, sem se preocupar com a ortografia ou gramática. O objetivo é incentivar a autoexpressão.
  1. Faça perguntas para ajudar a criança ou adolescente a refletir sobre seus pensamentos e sentimentos. Por exemplo, “O que você fez hoje que te fez sentir feliz?” ou “O que você faria de forma diferente se pudesse retroceder?”.
  1. Incentive a criança ou adolescente a escrever sobre seus desafios, medos e preocupações. Isso pode ajudá-los a processar suas emoções e encontrar soluções para seus problemas.
  1. Respeite a privacidade da criança ou adolescente. O diário deve ser um espaço seguro para que eles se expressem sem julgamento ou crítica, você deve ler apenas com a permissão do dono. 

Ao escrever um diário, a criança ou adolescente pode se conectar melhor consigo mesma, compreendendo suas emoções e pensamentos. Isso pode ajudá-los a lidar com problemas emocionais e a desenvolver a autoconsciência e a autoconfiança.

Todas essas atividades podem ajudar no autoconhecimento e fazer dessas crianças e adolescentes adultos mais autoconfiantes e preparados emocionalmente para a vida. Aproveite para conferir também nosso post sobre a puberdade e entender melhor esse momento de transição entre infância e adolescência. Clique aqui para ler.

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