Joviniano
é humano.
Blog Joviniano

  • Matrículas
    2025
  • Agendamento
    de visitas
  • Blog
    e Notícias
  • Lojinha
    Virtual

Tarefa de casa: 7 dicas para descomplicar

Muitos pais podem pensar que o momento da tarefa de casa é apenas uma obrigatoriedade para complementar o ensino da escola, porém, vai muito além disso. Além de benefícios para os alunos, a tarefa de casa, também, possibilita que os professores e os pais entendam quais são as dificuldades e possam melhorar o aprendizado da criança.

Veja aqui dicas para descomplicar esse momento. Confira.

Qual a importância da tarefa de casa?

Muitos pais podem pensar que o momento da tarefa de casa é apenas uma forma do aluno fixar o que aprende na sala de aula, porém, vai muito além disso.

Para as crianças e adolescentes, podemos dizer que a tarefa de casa traz os seguintes benefícios:

·         Fixar o conteúdo aprendido na sala de aula;

·         Desenvolver a autonomia;

·         Aprender a enfrentar os desafios pedagógicos;

·         Estabelecer uma rotina de estudos, que será muito importante por boa parte da vida;

Além de benefícios para os alunos, a tarefa de casa também possibilita que os professores e os pais entendam quais são as dificuldades que os primeiros estão enfrentando, mostrando o que os estudantes estão aprendendo com mais facilidade, sendo também, uma ferramenta imprescindível para planejamento dos estudos.

Assim, sabendo o quanto a lição de casa é importante para a vida das crianças e adolescentes, ressaltamos que os pais, também, possuem um papel fundamental, veja as dicas para descomplicar as lições de casa.

7 dicas para descomplicar a tarefa de casa

1. Defina uma rotina

A rotina é muito importante para as crianças, inclusive para desenvolver bons comportamentos, senso de empoderamento e aprender valores e responsabilidades. Com a lição de casa não poderia ser diferente. 

Uma boa forma de definir uma rotina é separar um momento todos os dias ou nos dias que há tarefa de casa, dependendo do cronograma da escola. Com isso, o aluno poderá se concentrar melhor sabendo que esse horário é para estudar.

Para algumas crianças, o melhor horário pode ser assim que chega da escola, enquanto para outros pode ser após descansar, caso chegue cansado.

2. Tenha um lugar específico para a lição de casa

As distrações podem deixar a lição de casa muito mais complicada, seja por uma conversa paralela do lado, som de notificação no celular ou a TV da sala com volume alto.

As tarefas de casa, normalmente, não são atividades que deixam os alunos ansiosos, pelo menos não para a maioria, por isso qualquer distração pode atrapalhar esse momento.

Desta forma, se tiver um local onde ele possa ficar em silêncio e concentrado na tarefa, sem distrações, melhor.

Caso tenha mais de uma criança em casa, pode ser melhor colocar a tarefa de casa no mesmo horário, no entanto, caso uma delas não esteja na escola ainda, deixe que o mais velho faça a lição durante a soneca do mais novo ou em momentos de distração.

Além de tranquilidade, o local de estudos precisa ter uma temperatura agradável, uma mesa e todo material que possam precisar para as tarefas.

3. Analise quais são as dificuldades

O momento da tarefa de casa é ótimo para que os pais fiquem por dentro da evolução dos filhos na escola. Assim, tente participar sempre que puder, observando quais são as dificuldades e até como ele reage à frustração.

Percebendo quais são as dificuldades e erros que a criança comete ao estudar, os pais podem auxiliar a melhorar nesses tópicos e até buscar ajuda quando necessário.

4. Ensine a lidar com os erros

Muitas vezes ao errar, ou ter dificuldade para responder às questões, a criança pode ficar frustrada. Por conta disso pode ficar desanimada e perder ainda mais a vontade e atenção nas lições.

Ao perceber isso, os pais têm o importante papel de ensinar a lidar com os erros e com o emocional. Diante disso, demonstre empatia, fale sobre como é importante estudar mais e dar mais atenção às matérias que tem dificuldade.

Incentive-o a revisar os conteúdos e mantenha o diálogo ativo para que ele se sinta acolhido.

5. Senso de responsabilidade

Muitas vezes as crianças não enxergam a lição de casa como uma responsabilidade delas, vendo como uma obrigação para a escola ou para os pais. No entanto, é importante mostrar que essa é uma responsabilidade delas e não dos pais.

Assim, deixe muito claro que fazer a lição é um compromisso importante, que a criança precisa lembrar e fazer por conta própria. Obviamente os pais devem auxiliar sempre que possível, mas as crianças precisam assumir a responsabilidade.

Uma boa forma de fazer isso é conversar com elas antes de definir o horário da lição. Assim, elas já começam tomando uma decisão e afirmando o compromisso.

6. Seja um incentivo

Embora a responsabilidade deva ser da criança, os pais têm um papel fundamental como incentivadores. Isso não quer dizer que devam fazer a tarefa quando ela não conseguir, mas sim que devem se colocar à disposição, ajudando a encontrar a resposta (sem apenas dar, mas ajudando a aprender) e explicando o assunto para ajudar.

Também é importante não apenas apontar o erro, e sim explicar uma forma melhor de chegar à resposta. Questione se a criança está satisfeita com a resposta ou se pesquisou antes de responder. Não corrija a resposta diretamente, estimule o aprendizado explicando de formas diferentes do que está no livro, por exemplo.

Além disso, sempre que puder, saliente que as tarefas de casa ajudam com as provas e tarefas na sala de aula, mas também, com o que ainda irá encontrar nos próximos anos de estudos.

7. Busque ajuda da escola

A escola deve ser uma parceira dos pais na educação dos filhos. Por isso, se perceber essas dificuldades na tarefa de casa, pode falar com os educadores e buscar estratégias para ajudar a criança com os assuntos que têm dificuldade.

Com isso, a escola também pode dar mais atenção a essas dificuldades na sala de aula e auxiliar os alunos no aprendizado.

Como podem ser as lições de casa?

As lições a serem passadas para casa podem ser de três tipos diferentes:

1.      Lições que ajudam a entender o andamento do aprendizado, quando o professor passa exercícios para a casa e analisa para saber quais as dificuldades do aluno.

2.      Lições que preparam para assuntos futuros, onde o professor pede que os alunos estudem sobre um tema em casa antes de ser ministrado em sala de aula.

3.      Lições que aprofundam o conhecimento sobre um tema, por exemplo, por meio da apresentação de um trabalho.

Independente de qual seja o tipo de lição, os pais e a escola podem tornar o aprendizado mais tranquilo e efetivo.

Veja também o nosso post sobre a importância da participação dos pais no Ensino Fundamental Anos Finais.

Deixe seu cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *