A equipe pedagógica do Joviniano Barreto possui como proposta curricular da Educação Infantil os seguintes objetivos:

I – Estimular a socialização das crianças, fazendo com que ampliem cada vez mais as relações de amizade, afeto, trabalhando as diferenças e respeitando ao próximo;

II – Desenvolver o espírito coletivo;

III – Introdução artística, através da musicalização, artes plásticas e dança;

IV – Formação de caráter.

V – Trabalhar a autoestima da criança, fazendo com que se torne cada vez mais independente e confiante, capaz de perceber suas habilidades e limitações;

VI – Desenvolver a expressão verbal e escrita;

VII – Estimular a busca pelo conhecimento.

Atividades

Dentro do currículo, além dos conteúdos obrigatórios, a escola oferece:

Aulas de Campo

Dentro do Planejamento Escolar, no decorrer do ano estão previstas as Aulas de Campo. Essas atividades proporcionam as crianças uma maior socialização, conhecimento de outros espaços geográficos e estabelecimento de normas de conduta.

Educação Física / Recreação

Uma vez por semana, as crianças são estimuladas a desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades motoras, através de diversas atividades elaboradas por nossa equipe, proporcionando o brincar de forma prazerosa.

Comemorações Cívicas e Sociais

As comemorações cívicas e sociais são trabalhadas, através de projetos elaborados de forma a permitir que as crianças ampliem o seu universo cultural, oportunizando, assim, que conheçam os costumes e tradições do local em que vivem.

Inglês – Programa Bilíngue 

O programa bilíngue do CMJB consiste em ensinar os conteúdos que estão sendo ministrados em sala em inglês. Assim, as aulas não objetivam o estudo da língua em si e sim a utilizam como instrumento de aprendizado. O objetivo das aulas é trabalhar a fluência, conversação, entendimento e familiarização com comandos, dos mais simples aos mais complexos. Durante a realização da aula, as crianças são estimuladas a se comunicarem através do segundo idioma. O professor tutor, por sua vez, só faz uso do inglês durante todo o período que permanece em sala. São utilizados diversos mecanismos para estimular o aprendizado, dentre eles, pode citar-se: atividades lúdicas, jogos, músicas e recursos audiovisuais.

Música

A música está inserida intrinsicamente na rotina da Educação Infantil, desde a acolhida, ao lanche e a hora de ir embora, funcionando como um importante instrumento de organização da rotina. A referida atividade se apresenta como um importante meio de desenvolver nas crianças, diversos aspectos como: sensibilidade à música, espírito de equipe, coordenação motora, acuidade auditiva, disciplina, socialização e inúmeros outros aspectos que ajudam no desenvolvimento e formação dos indivíduos.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma atividade ministrada, semanalmente, para as turmas de INF.IV e basea-se no brincar espontâneo e na comunicação não verbal que permite à criança expressar suas dificuldades relacionais e a superá-las. O foco é impulsionar a mesma a brincar com o corpo numa vivência simbólica com os objetos, na interação com os colegas, na brincadeira e consigo mesmo.