56ª SEMANA CULTURAL – SETEMBRO E OUTUBRO / 2017.
REGULAMENTO GERAL E ESPECÍFICO
(VERSÃO OFICIAL)
1. JUSTIFICATIVA:
Neste ano, 2017, a semana cultural terá como proposta de tema: “Cinema Internacional”.O projeto a seguir visa enaltecer o lado cultural de nossos alunos, enfatizando o trabalho em grupo e ampliando a capacidade de resolução de situações-problema.
A arte, diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível e o cinema é um fiel exemplo disso, pois está presente em nossas vidas de forma indubitável.
2. OBJETIVO GERAL:
O principal objetivo desta semana cultural é estimular a criatividade, despertar o interesse pela arte, além de trazer uma bagagem colossal de conhecimento e valores.
A Semana cultural – 2017 é uma atividade curricular que visa:
I. integrar o corpo discente dos ensinos oferecidos na escola: Fundamental I e II e Médio;
II. promover a interação entre alunos, professores dos quatro níveis, professores das diversas disciplinas, coordenadores e direção da escola; os quais proporcionarão um ambiente saudável e de respeito mútuo;
III. desenvolver a cultura através da pesquisa e troca de conhecimento entre todos os participantes;
IV. promover a cooperação, quanto à disponibilidade e transmissão das informações para a fluidez da comunicação entre os participantes;
V. incentivar o respeito mútuo no ambiente escolar durante a organização e execução das atividades;
VI. promover a organização do ambiente escolar e asseio durante a organização e execução das atividades;
VII. revelar talentos e habilidades nos aspectos: artístico, científico e literário;
VIII. trabalhar as atividades propostas nas 04 (quatro) áreas do conhecimento.
No mais, através do cinema, os participantes serão levados a liberar emoções, trabalhando sua expressão corporal e estimulando-os a criatividade, imaginação e a aquisição de conhecimento e valores.
3. DESENVOLVIMENTO:
3.1. É extremamente importante que todo o regulamento seja lido e discutido com toda a equipe. Em caso de dúvida, procurar a Comissão Organizadora.
3.2. As equipes não podem alegar desconhecimento do regulamento para obter qualquer vantagem ou fugir a qualquer punição.
3.3. Serão seis as equipes que irão participar da 56ª Semana Cultural:
3.4. Cada equipe competirá, observando o sentimento de fraternidade entre as equipes e respeitando as regras contidas neste regulamento.
3.5. Cabe aos COORDENADORES à tarefa de organizar os trabalhos, dividir as funções e cobrá-las, bem como a responsabilidade pela orientação dos membros da equipe, estimulando a participação, enfatizando o estudo e prezando por um comportamento ético de todos os membros da equipe. Não cabe aos coordenadores fazer pelos alunos, nem eximir-se de ajudar sua equipe, dentro de sua carga horária na escola.
3.6. Poderão participar como colaboradores extras: funcionários da escola, pais de alunos, professores e alunos de outras séries.
3.7. Todos os projetos deverão ter a participação de, no mínimo, 1(um) professor orientador;
3.8. Após a formação, não serão aceitas dissoluções, desistências ou troca de membros dos grupos.
3.9. A taxa referente à aquisição da camisa padrão será posteriormente fixada.
3.10. Será exigido no dia da apresentação um crachá de apresentação do aluno, que a própria equipe confeccionará.
3.11. Não será permitido que o aluno use outro uniforme no dia da apresentação. Mesmo aqueles que se caracterizarem (usarem fantasias, entre outros) terão que adquirir a blusa padrão da feira;
3.12. Todo e qualquer material utilizado pelo aluno será de sua responsabilidade e guarda;
3.13. Os ofícios para aquisição de material deverão ser pedidos à secretaria da escola, com antecedência de, no mínimo, dois dias. Levar informações como: Para onde, quem, para que, porque, …;
3.14. O aluno não poderá fazer trabalho individual – todos terão que participar.
AVALIAÇÃO:
 A avaliação constará dos seguintes critérios:
• No dia da culminância os professores pré-escolhidos avaliarão os trabalhos nos seguintes critérios: uniformização (blusa padrão, crachá, calça, tênis); apresentação individual de conteúdo; apresentação da SALA (organização, criatividade, limpeza, distribuição dos equipamentos); ilustrações e complementos; profundidade da pesquisa; inovação.
• Serão descontados pontos individualmente, caso o aluno: se apresente sem a blusa padrão; use sandálias; seja descortês com membros da comissão organizadora ou colegas; use indevidamente aparelhos audiovisuais; saia das salas sem autorização da equipe de apoio ou coordenação.
• As equipes deverão entregar as salas e pátio limpos e organizados, em perfeito estado de funcionamento para as aulas. A limpeza e retirada dos objetos deverá ser feita até às 13h, ou seja, até 2h após o término da exposição de cada sala. A vistoria será feita pela Comissão Organizadora, após o término das atividades do dia de cada turma. Nãoserá permitido o uso de PREGOS, GRAMPOS ou QUALQUER MATERIAL quedanifique as paredes, teto, janelas, portas ou chão das salas. A não obediência a este item acarretará a perda de 100 pontos para cada equipe infratora.
• Apresentação no teatro
4. QUANTO AOS TEMAS:
4.1.- O tema da Semana Cultural será Cinema Internacional o qual subdividirá em:
Fantasia, ficção científica, terror, comédia, romance e drama.
6º ANO:COMÉDIA
7º ANO:TERROR
8º ANO:ROMANCE
9º ANO: DRAMA
1º ANO: FICÇÃO CIENTÍFICA
2º ANO: FANTASIA
5 – ORGANIZAÇÃO DA SALA CONHECENDO MELHOR O SEU GÊNERO:
5.1- Nesse dia os alunos deverão organizar as salas em que serão apresentados os seus respectivos gêneros. A coordenação da referida tarefa ficará a cargo da Profa. Natália. Em caso de desorganização e bagunça quaisquer entre alunos, da mesma equipe ou de equipe diferentes, identificados pela Comissão Organizadora, esta avaliará se o episódio constitui caso isolado ou se está relacionado à equipe. No primeiro caso a equipe não será penalizada, no segundo perderá 100 pontos. Aplicar-se-á também a penalidade de perda de 50 pontos, caso a equipe ultrapasse o limite de tempo estabelecido.
5.2- O conhecendo melhor o seu gênero será uma atividade de exposição multidisciplinar que visa apresentar um pouco mais acerca do gênero. Na exposição os alunos deverão abordar os seguintes pontos:
 Principais características do gênero;
 Onde, como e quando surgiu;
 Contexto histórico;
Nessa atividade os alunos farão pesquisas, que avaliarão a sua habilidade oral e intelectual, sobre a temática do evento e deverão seguir as propostas supracitadas, pois organizarão trabalhos de exposição e comunicação de conhecimentos adquiridos durante a investigação em grupo.
5.3- Apresentação Oral
5.3.1- Para apresentação na forma oral, serão disponibilizados locais com computador e projetor multimídia.
5.3.2- Os alunos poderão preparar vídeos, apresentar documentários ou fazer uso da oratória para explanação.
5.4- Decoração da sala.
5.4.1- Ao entrar na sala, os visitantes devem se sentir dentro do cenário do tema escolhido, isto é, ao entrar na sala, devem ter a sensação de estarem dentro do gênero a ser falado, dando ênfase nos principais filmes e personagens.
5.5- Cada apresentação terá tempo máximo de 15 minutos, com 5 minutos adicionais reservados para questionamentos da Comissão Avaliadora.
5.6.- A Comissão Organizadora indicará uma equipe de jurados que avaliará os seguintes aspectos: RESPEITO AO TEMA, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO e SEGURANÇA NA
APRESENTAÇÃO.
5.7.- Para cada item avaliado serão atribuídas notas de 5 a 10, sempre inteiras.
5.8- Esta é uma tarefa de julgamento e, portanto, sua pontuação para a SEMANA CULTURAL segue o que está descrito no item 15 deste regulamento.
6. FILMES DE DESTAQUE
6.1- Os alunos terão quefazer uma apresentação que deverá ter de 5 à 15 minutos a respeito dos principais filmes de seu gênero. A apresentação pode incluir o uso de banners, cartazes, vídeos e etc. De acordo com a criatividade da turma.
6.2- A Comissão Organizadora indicará uma equipe de jurados que avaliará os seguintes aspectos: RESPEITO AO TEMA, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO e SEGURANÇA NA
APRESENTAÇÃO.
6.3- Para cada item avaliado serão atribuídas notas de 5 a 10, sempre inteiras.
6.4- Esta é uma tarefa de julgamento e, portanto, sua pontuação para a SEMANA CULTURAL segue o que está descrito no item 15 deste regulamento.
7 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
7.1– Será executado o Hino Nacional Brasileiro e feito o juramento da 56ª Semana Cultural para se dar início ao evento.
7.2– Cada equipe deverá ter no mínimo 25 alunos participando do desfile, dentro da quadra do ginásio, Os alunos deverão vir de acordo com as normas da Semana Cultural: kit oficial da SEMANA CULTURAL DO CMJB com calça jeans azul e camisa do evento.
7.3– Cada equipe deve trazer uma placa ou faixa identificando a equipe, ficando a criatividade sobre a faixa a critério da mesma. A faixa deverá ser levada por dois alunos.
7.4– Durante a cerimônia, cada equipe deve fazer homenagens aos professores: com faixas e/ou cartazes ou até mesmo uma poesia a ser lida após o desfile.
7.5– A realização desta tarefa vale 50 pontos.
8 – APRESENTAÇÃO DA PEÇA
8.1- Os alunos deverão escolher um ou mais filmes do gênero sorteado para elaborar uma peça no pátio do colégio.
8.2- Adaptações poderão ser feitas, caso mais de um filme for escolhido.
8.3- Os alunos deverão se vestir a caráter para interpretar seus personagens.
8.4- A apresentação deverá ter de 10 a 15 minutos.
8.5- A quadra deverá ser dividida e poderá ser decorada.
9 – APRESENTAÇÃO NO TEATRO
Será distribuída para cada família uma cartela com 50 ingressos cada uma. Os alunos nãoparticipantes deverão adquirir seu ingresso.
9.1- A referida tarefavalerá 200 pontos.
10 – RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS
No dia 19 de agosto de 2017, o Colégio Monsenhor Joviniano Barreto promoverá o seu 1º passeio ciclístico. O referido evento será realizado em comemoração ao Dia do Estudante e Dia dos Pais. Todo o lucro arrecadado será repassado para os alunos, a fim de que utilizem na execução do projeto da Semana Cultural.
Dessa forma, todas as turmas deverão, obrigatoriamente, fazer um planejamento orçamentário do que será gasto a partir dos valores arrecadados neste dia. Antes da liberação da verba será agendada uma reunião com a profa. Manoela, a fim de que um membro de cada equipe possa apresentar o projeto da sua equipe e especificar os materiais que já possui e não precisará adquirir.
Cada turma deverá eleger um membro que será responsável pelo controle de todos os custos. Um dia antes do início da Semana Cultural todas as turmas deverão prestar contas através da apresentação dos recibos comprobatórios dos gastos. Os valores serão repassados mediante a apresentação dos recibos.
Caso a turma ultrapasse o orçamento estabelecido perderá 200 pontos.

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